A Copa do Mundo FIFA de 2018 será na Rússia a partir de 14 de junho. Há 30 dias do seu início, o campeonato já movimenta a economia do planeta, inclusive de Ribeirão Preto –  que está a 11.654 quilômetros de distância de Moscou – capital do país que sediará os jogos. A cidade se prepara para a festa. O comércio está confiante na data para alavancar as vendas.

Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (SINCOVARP), as lojas do Centro e dos principais corredores comerciais se preparam para a disputa. “A Copa acontece a cada quadro anos e entra no calendário de datas sazonais do comércio. Antes da comemoração, os empresários e seus colaboradores fazem planejamentos para atrair clientes. Organizam as compras e controlam o  mix de produtos, estratégias de vendas, promoções, elaboração de vitrines, formas de pagamento, entre outras ações. É o momento de transformar a oportunidade em um grande negócio”, explica.

Vestuário e armarinhos se destacam. “Os torcedores querem estar uniformizados e aumenta a busca por camisetas, bermudas e bonés com as cores da seleção brasileira. Bandeiras, copos, toalhas e artigos de decoração também fazem sucesso. As crianças entram no clima e as fábricas produzem brinquedos especiais que remetem à Copa ”, comenta Lopes.

“Ribeirão Preto recebe visitantes de toda a região para compras. A cidade está numa área que foi colônia de diversos povos. Os descendentes também buscam produtos que remetem ao país de sua origem. Nas lojas é possível encontrar de tudo um pouco”, observa Lopes. 

Para Lopes, os brasileiros adoram diversão. “Por ser conhecido como o país do futebol, o campeonato é muito celebrado no Brasil. A maioria das pessoas assiste aos jogos com a família e os amigos. O verde e o amarelo fazem parte do ritual de vibrações positivas da torcida”, finaliza.

Bronze Jeans Coleção