Cresce intenção de compras para o Dia das Mães

O dia das mães 2018 promete ser melhor para o varejo em comparação com o ano passado. Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, a intenção de compras do consumidor cresceu de 67% para 72% de um período para outro. Realizada ao longo do mês de abril com mais de 1200 respondentes de todo o País, a apuração também constatou que aproximadamente um terço dos consumidores pretende gastar mais com o presente este ano: 47% gastarão o mesmo valor e 21% pretendem gastar menos este ano.

“O aumento da intenção de compra no dia das mães de 2018 e consequente expectativa de alta nas vendas frente a 2017 condiz com o melhor momento vivido pela economia brasileira atualmente. Apesar da retomada ainda ser bastante incipiente, incerta, e sujeita a oscilações, fatores como a evolução positiva observada no emprego ao longo dos últimos meses e a melhora das condições de crédito ajudam a explicar o maior otimismo para a data”, avalia o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Dorival Balbino.

Pesquisa – Itens como eletrodomésticos e de entretenimento registraram um crescimento na intenção de compra em 2018, passando de 11% para 16% e de 8% para 12%, respectivamente. A preferência da maioria na hora de presentear as mães, no entanto, continua sendo itens de uso pessoal, como vestuário, calçados e cosméticos, que correspondem a 57%.

Na comparação com 2017 permanece inalterado o valor médio pretendido para gastar com os presentes: R$ 196. Quando comparada as faixas de valores, 54% pretendem gastar no máximo R$ 100. Outros 21% entre R$ 101 a R$ 200; 15% entre R$ 201 a R$ 600; e apenas 10% acima destes valores.

Ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos respondentes disseram que pretendem comprar apenas um presente e outros 34% comprarão mais de um presente, sendo que 96% dos entrevistados informaram que irão presentear as mães, 18% a sogra e 17% as avós (crescimento de 10 p.p. em relação a 2017).

A necessidade e utilidade do presente será levada em conta no momento da compra por 31% dos consumidores. Outros 30%, comprarão pelo desejo das mães, depois pelo preço (23%), qualidade (14%) e marca (2%).

A compra será feita em lojas físicas por 86% dos consumidores (destes, 49% irão em lojas de rua). Outros 35% recorrerão às lojas de shoppings e 15% grandes magazines.

Pouco mais da metade de quem pretende comprar à vista (68% dos entrevistados) irá pagar em dinheiro; 30% utilizarão o cartão de débito (era 39% em 2017) e 14%, o cartão de crédito com parcela única (aumentando de 8% para 14%).

A pesquisa também identificou que cresceu o percentual de consumidores que irá comprar o presente do dia das mães e pagar de forma parcelada (de 23% para 32%). Destes, 88% utilizarão o cartão de crédito, 7% o carnê, 3% o boleto e 2% o débito programado.

Para 28% dos consumidores entrevistados, a data vai passar “em branco”, sem presentes. Quase metade deles (47%) informou estarem endividados ou sem condições financeiras, 19% desempregados, 17% dizem não ter o hábito de presentear na data e 17% alegam outros motivos.

 

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