Vencedores do Prêmio ABAG 2017 serão revelados nesta sexta

Com o objetivo incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional foi criado, em 2008, o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo. Em 2011, passou a ser denominado Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, em homenagem ao mais premiado jornalista brasileiro. Nesta sexta, 8 de dezembro, Ribeirão Preto saberá quem serão os vencedores da edição 2017. A premiação começa às 19h, no Cabaña Restaurante Argentino, na Praça Boaventura Ferreira da Rosa 218, Jardim Sumaré.

Durante o evento, editor-chefe do programa Globo Rural, Humberto Pereira, receberá uma homenagem por sua carreira, e representará a Rede Globo, homenageada pela campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”.

O mais premiado jornalista do Brasil, José Hamilton Ribeiro, confirmou presença para a festa, que além de premiar os vencedores, vai celebrar os 10 anos do Prêmio da ABAG/RP que figura entre os mais importantes do país.

O prêmio figura entre os mais importantes do setor, começou regional e hoje tem alcance estadual. Desde a criação, a proposta foi apresentar o agronegócio aos futuros jornalistas. Até 2016, 740 estudantes de jornalismo participaram dos Ciclos de Palestras e Visitas organizados pela Associação.

Categorias e modalidades

A premiação é dividida em duas categorias: Jovem Talento e Profissional. Na primeira categoria, podem participar estudantes de jornalismo matriculados a partir do 3° semestre, nas instituições de ensino convidadas pela ABAG/RP.

São duas modalidades avaliadas: escrita e vídeo. Os trabalhos escritos são inéditos, publicados em mídia oficial (impressa ou digital) da instituição de ensino, contendo de sete mil a onze mil caracteres. Os vídeos também devem ser inéditos, veiculados em rede social, mídia oficial da instituição de ensino ou na TV universitária, e devem ter formato tradicional de reportagem, com duração máxima de 4 minutos.

Além dos certificados, os autores dos trabalhos vencedores, em cada modalidade, receberão como prêmio o valor de R$ 3.000. Já os segundos e terceiros colocados receberão máquinas fotográficas.

Na categoria profissional, podem participar jornalistas profissionais, com registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, nas seguintes modalidades: plataforma eletrônica/internet, plataforma escrita/impresso e plataforma TV. As pautas deverão ser, obrigatoriamente, sobre o agronegócio paulista e as matérias deverão ter sido produzidas e veiculadas no período de 21 de outubro de 2016 a 22 de outubro de 2017. O autor do melhor trabalho, em cada modalidade, receberá R$ 10.000 e o certificado de vencedor. Saiba mais sobre o prêmio e veja como foram as últimas edições, clicando aqui.