Tem vantagem quem entrega primeiro a declaração do imposto de renda

Imagem: Freepik

Neste ano, o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda é de 2 de março a 28 de abril. Se você se organizar e conseguir deixar tudo pronto para os primeiros dias, poderá ter muitas vantagens.

Imagem: Freepik

A restituição obedece um calendário que vai de junho até dezembro. Os primeiros a receberem são os idosos e portadores de doenças graves. Em seguida, são os contribuintes que fizeram a declaração logo no início.

Outra vantagem em antecipar o imposto é ter mais tempo para conferir erros e fazer a retificação antes do término do prazo, além de evitar o pagamento de multa ou cair na malha fina. Receber primeiro a restituição também pode ser um bom negócio para quem tem dívidas. E, vamos concordar, quem deixa para a última hora o envio do IR pode ainda ter que enfrentar o congestionamento no site da Receita Federal.

O advogado tributarista Aguinaldo Biffi, de Ribeirão Preto, ensina que reunir os documentos fiscais durante o ano e manter uma organização financeira ajuda a ganhar tempo quando a agenda do IR aperta. Enviar a declaração nos primeiros dias ajuda também a prevenir equívocos. “Caso alguma informação esteja imprecisa, é mais seguro retificar antes do término do prazo do que depois”, explica.