As obras do túnel que que permitirá a ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, melhorando o fluxo de veículos na região, seguem o cronograma de execução, com o início da concretagem das paredes do quarto módulo construído (chamado de T6).

Com três módulos concluídos, os trabalhos estão concentrados na construção das paredes do quarto módulo, T6, sentido da avenida Presidente Vargas, e escavação da rampa de acesso ao túnel, que começa na rua Bernardino de Campos com a avenida Independência.

Também está sendo realizado a preparação do terreno para a concretagem da base do módulo T2, além de iniciarem dos módulos já concluídos.

A obra pertence ao Programa Ribeirão Mobilidade e terá investimento total de R$ 30.068.952,06, com implantação de 20 módulos (nove fechados e 11 abertos) em toda a extensão da obra. Após concluída, a obra irá beneficiar entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam no local.

Sobre a Obra

O túnel terá 381 metros de extensão, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso). Dentro do túnel haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retirada da água – duas funcionando e uma de reserva – capaz de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.

O acesso do túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.

Bronze Jeans Coleção