A primeira etapa de revitalização do parque Luiz Roberto Jábali – o Curupira – foi entregue na manhã deste sábado população. A reforma do local foi feita por meio de parceria da prefeitura de Ribeirão Preto com a Unimed, dentro do programa Verde Cidade. Várias autoridades participaram da solenidade por volta de 11 horas da manhã, mas a população, principalmente as crianças, chegaram ao local por volta de 8h30 da manhã.

O parque foi inaugurado em 2000, no último ano do ex-prefeito Luiz Roberto Jábali, morto em 2004. Esta é a primeira grande reforma do local que é um dos símbolos da cidade. A Unimed ainda fará o desassoreamento dos lagos do parque, e revitalizar as cascatas características do parque, na segunda etapa de revitalização.

O prefeito Duarte Nogueira disse ter ficado emocionado com a entrega do parque à população totalmente revitalizado. “Esse parque é uma extensão de todos nós, ribeirão-pretanos. Lembro-me do dia em que o então prefeito trouxe-me aqui para conhecer, eu tive a sensação de estar entrando no elo perdido, na shangri-lá. Muito emocionante. E agora, com apoio da Unimed, temos pintura nova, lâmpadas de led, lixeiras novas, banheiro todo revitalizado, bebedouros novos e todo cuidado com o paisagismo”, disse o prefeito.

Homenageada durante a solenidade, a ex-primeira dama Mariana Aude Jábali, disse que seu marido, o ex-prefeito Jábali, sonhou com a construção do parque. E que durante a execução das obras, o prefeito acompanhou tão de perto os trabalho que muitos o apelidaram de namorada do ex-chefe do Executivo. “Este parque foi sonhado por ele. E sonhado para isso. Para ser um lugar de encontro, da família, do amor, do lazer, da saúde e da espiritualidade. É muito emocionante participar deste momento.

Gustavo Ribeiro de Oliveira, diretor presidente da Unimed, disse que a parceria para a revitalização do parque teve emoção desde a assinatura do contrato. “Hoje pude ver o sucesso materializado ao ver tantas crianças, tantas famílias utilizando o espaço. Esta é a oportunidade de entregar mais que um parque. Nós estamos entregando uma oportunidade de lazer para as pessoas. Um local onde as famílias podem se encontrar”, afirmou

Projetos culturais

Juntamente com a entrega do parque, aconteceram os lançamentos de dois projetos culturais, que têm como objetivo a formação de novos leitores: o ‘Viajando com as Histórias’, que contempla contações de histórias nos parques da cidade, e o “Projeto Livro, Leve e Solto”, uma feira de empréstimo de livros itinerante, que acompanhará o Viajando com as Histórias, que durante os domingos do mês de outubro será realizado no Parque Luiz Roberto Jábali – Curupira.

Benfeitorias

Nesta primeira etapa foram várias as benfeitorias implementadas no parque:

– Substituição de 39 bancos instalados em todo o parque;

– Revitalização das pérgolas da área interna e da praça de alimentação;

– Reparo nos telhados e a pintura em paredes e forros dos abrigos dos bebedouros;

– Revitalização dos banheiros com a troca de válvulas hidra, assentos, torneiras e cubas. – Substituição do granito das pias de ambos os banheiros;

– Troca de lâmpadas queimadas;

– Sinalização de solo nas áreas de passeio;

– Instalação do cercado na área de regeneração;

– Instalação de bebedouros com água refrigerada na área interna do parque;

– Instalação de corrimão nas escadas;

– Instalação de placas de comunicação visual;

– Instalação de novas lixeiras coletivas, de coletores de resíduos e manutenção da grama na praça principal;

Pelo período de um ano, a cooperativa Unimed será responsável pela manutenção e tratamento da roçada da grama do parque, podendo renovar a parceria. Toda a manutenção dos itens substituídos e restaurados ficam sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

O Parque

Inaugurado em 18 de novembro de 2000, o complexo ambiental de 152 mil metros quadrados de vegetação foi transformado no maior espaço de lazer da cidade e um dos cartões postais do município. O projeto elaborado à época pela prefeitura transformou o local num ambiente ideal para passeios e caminhadas. Foram construídas cachoeiras e lagos artificiais próximos a uma Praça de Eventos. Entrecortada por trilhas, a área é ideal para caminhadas e passeios.

As cachoeiras e lagos da Praça de Eventos, servem para embelezar e refrescar esse ambiente. A beleza e o frescor oferecidos dependem do bom uso que se faz destes elementos. Eles não foram feitos para banhos e sim para contemplação.

Para apresentações ao ar livre, há um palco e, ao seu redor, cinco lagos e duas cachoeiras menores.

O parque possui três setores distintos. Na entrada fica o estacionamento, com capacidade para 200 carros. Um setor destinado a eventos, com 15 mil metros quadrados. Por último há o entorno, onde ficam as trilhas.

As pistas do parque têm um total de 3.500 metros de extensão.

Bronze Jeans Coleção