População poderá participar de combate à corrupção em plataforma online

De 12 a 21 de novembro, os ribeirão-pretanos poderão acessar o RevelaGov gratuitamente para denunciar indícios de irregularidades na gestão pública; ACIRP terá central de dúvidas

De 12 a 21 de novembro, os ribeirão-pretanos poderão denunciar irregularidades da gestão pública por meio de uma plataforma online de forma gratuita. A abertura do “10 dias de Combate à Corrupção” será no dia 12, às 19h, na FEA-RP/USP, e até o dia 21 uma equipe vai tirar dúvidas da população na ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.

O 10 dias é uma ação de formato e interação inédito no mundo, de empoderamento concreto do cidadão no combate à corrupção. O RevelaGov será lançado e disponibilizado gratuitamente para acesso de quem quiser durante o período do evento. A plataforma já revelou mais de 1 milhão de indícios de irregularidade somente no Estado de São Paulo.

Além dos robôs de mapeamento de indício de irregularidade, o participante também conseguirá visualizar os gastos detalhados do município de Ribeirão Preto, ordem de pagamento dos fornecedores, comparação com outras cidades e muito mais. Todos verão gastos públicos ribeirão-pretanos como jamais revelado em nenhum outro município.

“Os robôs detectam os indícios, mas só quem conhece a cidade consegue correlacionar os fatos”, explica Lucas Madureira, Co Founder do RevelaGov. Todas as denúncias serão processadas com a utilização de Inteligência Artificial e entregues para o Ministério Público e Polícias ao final do evento.

“Essa é uma ótima oportunidade para que a população de Ribeirão Preto seja mais atuante e fiscalizadora da administração pública”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP.

Na noite de abertura da ação, serão realizadas palestras com nomes de peso da transparência e do combate à corrupção na gestão pública do Brasil. O procurador do Ministério Público do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco, Leonardo Romanelli; Roberto Livianu, procurador e idealizador do Instituto Não Aceito Corrupção; Barbara Krysttal, conselheira de combate à corrupção da Associação de Municípios de SP; e Dirceu José Chrysostomo, ex-procurador geral do Estado de SP e da prefeitura de Ribeirão Preto.

Além da ACIRP, apoiam o evento Instituto Ribeirão 2030, Ministério Público do Estado de São Paulo, Observatório Social, Mentoria 2020, Frente Cívica, Instituto Não Aceito Corrupção, Cívico, Nexos e GPublic (USP).

Sobre o RevelaGov
O RevelaGov é uma plataforma pioneira de captura de dados públicos. Desenvolvida pela Gedanken, que nasceu do meio acadêmico, num doutorado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto e se estruturou num formato que o mercado pediu para atender uma demanda principalmente dos órgãos de controle do estado. A equipe Gedanken conta com profissionais de atuação em alta performance no setor público e privado, da administração, do direito, da engenharia e da tecnologia da informação.

10 dias de Combate à Corrupção
Dias: de 12 a 21 de novembro
Largada: 12 de novembro, 19h, anfiteatro FEA-RP USP.
Confirme sua presença, acesse a plataforma e faça sua denúncia no site: http://www.10diasdecombateacorrupcao.com.br/
Central de dúvidas: ACIRP, Rua Visconde de Inhaúma, 489, Centro.
Agendamento: contato@gedanken.com.br ou no (17) 9 8141-5122

Bronze Jeans Coleção