Nosso objetivo é oferecer um serviço para ajudar os amantes e cuidadores de animais. 
Se você: 

  • Encontrou um cão ou gato perdido ou abandonado; 
  • Perdeu seu pet e precisa de ajuda para encontrá-lo; 
  • Deseja resgatar um animal para cuidados e adoção; 
  • Deseja adotar um; 
  • Possui animais para adoção e precisa administrar a operação; 

O ​Achem-me​ é o serviço com aplicativo que vai ajudar em tudo isso. E é de graça. 
A ideia é criar um banco de dados de animais avistados, colocados para adoção e procurados, todos com foto e indexados por suas características físicas e local de registro.  
Por exemplo, ao ver um cachorro abandonado pelas ruas, tirar uma foto com o aplicativo e ele registra um cão em tal local. Muitas vezes consegue identificar até a raça de forma automática. O que ele não conseguir determinar você pode adicionar de forma manual, como cor, tamanho, gênero, pelos, orelhas, etc. No momento em que é registrado, já fica disponível para todos. Se você se interessar, pode optar por ser avisado por notificação no celular sempre que um novo animal for avistado em seu local ou cidade. 

Algumas considerações 

Nosso objetivo é dar uma contribuição para a causa dos protetores de animais com uma  ferramenta simples mas eficaz e que seja fácil de usar. Para isso, estamos usando o que há de mais atual em termos de software e de serviços na internet, como arquitetura ​serverless​, banco de dados não relacionais,​ machine learning​, ​geolocalização​ e busca. Graças aos recursos da ​AWS​ (quase tudo), ​Google​ (geolocalização) e ​Algolia​ (buscas) podemos oferecer esses serviços gratuitamente para todos e a baixo custo para nós, pelo menos por enquanto. Futuramente procuraremos patrocínio para poder manter em operação de forma gratuita. São tecnologias novas e complexas e o projeto está apenas começando com uma equipe de desenvolvimento de apenas uma pessoa trabalhando nas horas vagas. Por isso, pedimos  paciência com os erros e problemas que devam aparecer. Estamos empenhados em evoluir continuamente até um funcionamento ideal. Portanto, críticas e sugestões serão sempre bem-vindas. Portanto, novamente pedimos paciência que chegaremos lá. 

Como funciona?

Primeiramente, baixar o aplicativo para da ​Apple Store​ para iPhone ou do ​Google Play​ para  Android. No primeiro acesso, escolher ​CRIAR SUA CONTA​ e  cadastrar uma nova conta usando seu e-mail, nome e  senha (pelo menos 6 caracteres) . 

 

Usar seu e-mail real, porque ele vai mandar um código de ativação por e-mail para ativar seu  usuário. Quando receber, use esse código e seu e-mail para ativar e fazer a conexão com sua senha. Uma vez conectado, permanecerá conectado. Após a conexão chegamos na página inicial. Daqui para frente, é só usar.    

   
 
Na parte de cima está o botão de início, no meio, o acesso à tela de ajuda e, na parte de baixo, o  botão de desconectar e o indicativo de local.  

 

Ele reconhece o local automaticamente e quando altera (por exemplo numa viagem a outra  cidade) ele questiona se deseja mudar de local. Os animais registrados são sempre de uma  determinada cidade. Se quiser, pode também mudar de local manualmente, pressionando o texto do local e  escolhendo outra cidade. Funciona em qualquer parte do mundo.    


Avistados 

A primeira tela é a de animais avistados e para  resgate. Novos pets são registrados pressionando o botão redondo na parte de baixo. Pressione a figura com a câmera e tire uma foto do animal. Ou utilize uma que  já tenha tirado.   


O animal é registrado e gravado. O aplicativo tenta registrar automaticamente se é um cão ou gato e sua raça. Ainda não conseguimos automatizar as demais características, que devem ser preenchidas manualmente. Em todas as telas com listas de animais, você pode filtrar por um determinado responsável colocando o e-mail dele no campo acima com a  lupa. O botão redondo na parte de baixo contém as funções  que você pode fazer nesse registro no momento.

Resgatar​:

Você assume responsabilidade pelo animal e ele passa para a aba ​Adoção​, com seu endereço (do cadastro) e tendo você como dono. Você vai cuidar  dele.   

Excluir​

Se foi você que criou o registro, pode excluí-lo se desejar (talvez esteja repetido ou seja indevido).     


Procurados 

Aqui, quem perdeu seu pet pode colocá-lo como procurado. Outras pessoas poderão ver e reconhecer. Além disso, o registro dá acesso ao botão de busca por similaridade. Você pode iniciar uma busca em todo o banco de dados para animais similares que tenham sido registrados na mesma cidade. Procura pelas  características físicas registradas:  E mostra tudo que bate com a busca: 


Não resolve totalmente para quem está desesperado atrás de um animal perdido, mas ajuda  e é melhor que apenas colocar fotos em postes pela cidade.      
   
Adoção 

Para quem cuida dos animais e os resgata, esta tela  reúne os que foram resgatados e colocados para  adoção.  Pressionando o botão de operações na parte de baixo da tela: 


Em seguida, pressionando ​Adotar​, para registrar uma  adoção. Use a câmera para tirar uma foto do  documento da pessoa que adotou. O registro de adoção vai para a lista de ​Adotados​ na tela de ​Opções​.  
   
Opções 

A tela de opções reúne as demais funções do  aplicativo.  Aqui você pode manter seu perfil:  

 

  
Manter seus dados de cadastro
 
Além disso, tem funções de mudança de local geográfico, lista de animais adotados, lista de  registro de adoções e a tela de busca geral, para procurar animais por características físicas  (mesma da tela de Procurados). Também pode voltar para a tela inicial do aplicativo. 

 

Planos futuros 

Este é um projeto em andamento. Embora esteja totalmente funcional, já identificamos  diversos pontos de melhoria que vamos implementar assim que possível. 

● Acesso offline. Quando a conexão com a internet estiver fraca ou inexistente fica  impossível utilizar o serviço. Vamos criar um recurso de acesso offline, que vai permitir o uso de algumas funções mesmo sem acesso, com os dados sendo  sincronizados quando a conexão se estabilizar. 

● Melhoria na função de ​machine learning​ (aprendizado de máquina), responsável pela análise das fotos tiradas. Hoje ela reconhece se é uma foto de cão ou gato e, algumas vezes também a raça. Aguardamos a evolução do serviço da AWS (Amazon Web Services) para reconhecer mais características automaticamente. 

● Reconhecimento de fotos inapropriadas. É possível barrar também as fotos com conteúdo inapropriado, sem relação com nosso objetivo. Ele já barra fotos que não contenham cães ou gatos e vamos melhorar para barrar conteúdo sexual ou de violência. 

● Sugestões recebidas, pedimos a quem se interessar que envie sugestões e críticas para melhorarmos o serviço. Toda ajuda é bem-vinda. Muito obrigado a todos que testarem e usarem.   

Aplicativo criado por : Gonçalo Franco – gapfranco@gmail.com