Bianca Jacob Shimizu, veterinária da Clinica Franciscão

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Deste total, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros. Com o alto número de animais vivendo nas ruas, iniciativas de adoção têm aumentado. Mas você sabe o que fazer ao resgatar um animal de rua?

Em primeiro lugar é importante verificar se o animal possui algum tipo de identificação. Muitas vezes, os animais podem estar perdidos e não abandonados.  Antes de levá-lo para casa, é preciso ter consciência de que a responsabilidade passa a ser sua. O animal precisará de abrigo e eventualmente algum tipo tratamento, ressalta a veterinária Bianca Jacob Shimizu, da Clinica Veterinária Franciscão. Shimizu aconselha procurar um veterinário para verificar sinais de fraturas, pulgas, carrapatos, além da identificação da idade aproximada.

Ao decidir levar o cão ou gato para casa, é preciso ter alguns cuidados para que a adaptação com o novo ambiente ocorra tranquilamente. Se na nova casa houver outros animais é indicado que ele fique isolado e que a apresentação seja feita com calma, para não gerar brigas.

Outra preocupação é com a alimentação. Animais de rua estão acostumados a ingerir alimentos que são encontrados em lixeiras e sarjetas. “Ofereça ração e se for necessário misture patês adequados para cães e gatos para que o alimento fique mais atrativo”, recomenda a veterinária.