A advogada e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, Samanta Pineda, será homenageada nesta quarta-feira, 27, às 19h30, na Câmara Municipal. Ela irá receber o título de Cidadã Ribeirão-pretana pelo reconhecimento dos serviços prestados ao município. A proposta é do vereador Rodrigo Simões (PDT) e foi aprovada por unanimidade em sessão do Legislativo, em agosto deste ano. A solenidade é aberta ao público.

“Ribeirão Preto para mim é amor e superação. A cidade pulsante que me acolheu e que eu amei desde o início. Tenho a sensação de que a minha cidade natal é aqui, porque não medi esforços para dar o meu melhor”, comenta Samanta Pineda, que nasceu em Curitiba, Paraná, e fez sua história na advocacia e na área ambiental.

Além de sócia fundadora do escritório Pineda & Krahn Sociedade de Advogados, com sede em Curitiba e filial em Ribeirão Preto, Samanta é professora convidada no MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e de Brasília e do INSPER/SP, onde ministra aulas de Direito Ambiental. É palestrante requisitada em todo o País sobre temas relacionados à sustentabilidade, comentarista do Jornal Terra Viva do grupo Band, e apresenta atualmente o programa Ação Sustentável.

Em Ribeirão Preto

A atuação de Samanta Pineda vai muito além da advocacia e do meio ambiente. Em Ribeirão Preto, ela assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade em janeiro de 2017, e desenvolveu vários projetos e ações voltados para a comunidade. Logo nos primeiros dias, arrecadou mais de 16 mil itens de material escolar para alunos que não tinham nada por conta da escassez que o município veio de gestão anterior.

Samanta também se engajou na criação de um time profissional de vôlei, sempre com foco social. A equipe resgatou o esporte na cidade com títulos e os jogos tiveram recorde de arrecadação de alimentos, fraldas, leites e brinquedos.

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Samanta criou uma Comissão Intersecretarial de Resíduos e está reformulando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos em conjunto com a Região Metropolitana. Ela também implantou a primeira Escola da Moda de Ribeirão Preto, onde professores capacitados formam alunos carentes em corte, costura e tendências da moda, possibilitando geração de renda.

Mais ações no Fundo Social de Solidariedade

– Parceria para doação de passagens de ônibus durante ao PROJETE, um projeto de capacitação de jovens carentes para orientação vocacional e ingresso no mercado de trabalho. Atualmente são atendidos mais de 150 jovens por ano.

– Realização anual do Arraiá Viva Ribeirão (festa junina tradicional), que garante renda para mais de 20 entidades assistenciais da cidade.

– Promoção de várias ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul – que coloriram a cidade e ofereceram atendimento à população com medição de pressão e glicemia, cirurgias de catarata, fornecimento de óculos e conscientização dos cuidados para prevenção de câncer de mama, útero e próstata;

– Curso Agulhas Solidárias com capacitação de mulheres carentes em cursos de costura, reparos, pintura em tecido, tricô e croché para incremento da renda da família.

– Desenvolvimento do programa Cuidar e Bem Estar com distribuição de fraldas para a população, mediante atendimento de determinados critérios.

– Farmácia da Gente trouxe aumento da capacidade de distribuição de remédios pelo Fundo Social, instalação de ar-condicionado no local que distribui gratuitamente remédios paraa população.

– Campanhas de arrecadação com parcerias com grandes eventos como o João Rock, Ribeirão Rodeio Music, Jogo das Estrelas, corridas e torneios, proporcionaram recordes de arrecadação de alimentos, roupas, fraldas e produtos de limpeza distribuídos a mais de 70 entidades assistenciais de Ribeirão Preto.

– Parceria com o psiquiatra Augusto Cury, uma grande parceria entre a Escola da Inteligência e a prefeitura para capacitar diretores, coordenadores e assistentes sociais para trabalhar a saúde emocional dos jovens e crianças de Ribeirão Preto.

Solenidade Título Cidadã Ribeirão-Pretana

Quando: 27/11

Horário: 19h30

Local: Plenário Câmara Municipal de Ribeirão Preto