Um levantamento da Folha de São Paulo mostrou que, durante a pandemia, o abandono de animais aumentou seis vezes em todo o país. Dentre as justificativas apresentadas estão: desemprego, diminuição de renda, mudança de casa por conta da pandemia e, até mesmo, medo de contrair o novo coronavírus.  

Algumas ONGs ainda relatam que muitas pessoas estão procurando as instituições para devolver o animal e que, por isso, estão passando por dificuldades financeiras. 

Pensando em criar uma alternativa para essa situação, os docentes do Grupo de Estudos em Bem-Estar Animal, os estudantes e o Diretório Acadêmico (DA) do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Barão de Mauá lançaram uma campanha de arrecadação de ração para cães e gatos para doação em ONGs e outros abrigos de Ribeirão Preto.  

De acordo com a docente do curso Claudia Josefina Dorigan – que também é uma das responsáveis pela ação –, o aumento de cães e gatos abandonados e, até mesmo, devolvidos nos últimos meses sobrecarregou muitas ONGs e abrigos da cidade.  

“As organizações e protetores que cuidam desses animais têm passado por dificuldades diante do crescimento do número de cães e gatos que estão alojando e do consequente aumento das despesas para manutenção e cuidados. Sendo assim, a campanha atuará no sentido de auxiliar no atendimento dessa demanda”, explica. 

A docente ainda ressalta que o período das doações foi estendido justamente para evitar aglomerações, prevenindo, assim, o risco de contágio da Covid-19. 

“Esse período estendido foi pensado, pois possibilita menos tráfego de pessoas no local, o que permitirá mais segurança no momento da entrega dos donativos”, comenta.  

As doações começaram nesta segunda-feira (26) e vão até o dia 18 de novembro, das 9h às 17h, na Unidade Central do Centro Universitário Barão de Mauá, localizada na Rua Ramos de Azevedo, nº 423, no Jardim Paulista.