Fabrício Zerves/VaiCorrendo.com

O momento de pandemia ocasionado pelo Coronavírus (Covid-19) alterou completamente o cenário das corridas de rua. Em 2020 os atletas amadores acostumados com a multidão esportiva pelas ruas e avenidas precisaram se dispersar e encarar uma nova realidade: as corridas de maneira virtual, sem pórtico, sem pódio, e sem alegria de rever a turma aos finais de semana. Em Ribeirão Preto e região, a mídia de corrida VaiCorrendo.com manteve a motivação dos corredores através de dois desafios virtuais. Com grande sucesso, foram 346 participações.

O primeiro, chamado de “Desafio Virtual VaiCorrendo.com”, foi entre os dias 23 de maio e 30 de junho, somando 186 inscritos espalhados em quatro tradicionais distâncias estampadas na camiseta do VaiCorrendo: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. Nesta corrida, 6 dos 186 corredores encararam os 42 km, correndo uma maratona no próprio percurso de sua preferência – nas cidades vizinhas a Ribeirão Preto não existem provas com 42 km.

Já no segundo desafio, entre 31 de julho e 20 de setembro, o VaiCorrendo.com promoveu a “Vibe Positiva VaiCorrendo.com”, com o objetivo de levar uma mensagem de positividade durante o isolamento social. Foram mais 160 inscrições. Em ambos os desafios, o limite era de 100 inscritos, mas a organização, em conjunto com a 016Sports, precisou abrir novos lotes para atender o pedido dos atletas. E os inscritos passaram a ser de todo o Brasil, não somente do território paulista.

“Nós temos uma responsabilidade muita grande no mundo das corridas no interior de São Paulo. O VaiCorrendo.com conquistou essa credibilidade justamente por sempre levar a informação correta e a motivação ao extremo, valorizando cada corredor como se ele fosse um atleta profissional. Por isso, em meio à pandemia e sem as provas de corrida, teríamos que oferecer algo que mantivesse os corredores na direção da esporte, com a qualidade de vida que a corrida proporciona. Eles sempre esperam por uma nova ação nossa. Esses desafios virtuais, com todos os Protocolos de Saúde e as devidas orientações, levaram alegria ao mundo mágico das corridas”, comenta Rafael Gonçalves, sócio e jornalista responsável pelo VaiCorrendo.com.

Entre maio e setembro, a mídia de corrida com sede em Ribeirão Preto espalhou 346 medalhões especiais aos corredores, seja via Correios ou no sistema Take-Out. Foram 98 inscrições nos 5 km, 136 nos 10 km, 94 nos 21 km e mais 18 participantes encarando os 42 km. “Os kits contaram com a opção de máscaras personalizadas e todos os nossos conteúdos publicados orientavam como deveria ser feito o desafio e o registro”, completou o sócio Tiago Tibério.

“O corredor escolhia a distância, registrava seu tempo em aplicativo de corrida ou GPS de relógio e recebia seu kit depois de enviado o registro da corrida. Na segunda edição, na Vibe Positiva, inovamos mais. Lançamos um pórtico virtual criado através de fotos enviadas pelos corredores e publicadas nas mídias do VaiCorrendo.com”, completou Tibério.

Fabrício Zerves/VaiCorrendo.com

Medalhão especial

Na primeira edição, a medalha conquistada pelos corredores já foi especial: o logo do VaiCorrendo.com exclusivo e com 80 milímetros de diâmetro. Mas foi o segundo que chamou mais a atenção. A organização colocou “em jogo” um medalhão todo colorido no formato exato da camiseta de corrida usada pelos corredores, uma “miniatura” da camisa do VaiCorrendo.com com quase 90 milímetros.

“O melhor de tudo isso foi ver, virtualmente, através das fotos, os corredores praticando esse esporte que transforma vidas. A alegria da corrida é se manter em movimento e assim eles fizeram”, afirmou Tibério. “Como tudo foi feito de maneira segura e os corredores respeitaram todas as regras de distanciamento, vamos estudar um terceiro e último desafio de 2020, para animar o mês de dezembro”, finalizou Gonçalves.

O último desafio, a Vibe Positiva, teve participantes de 8 Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

O VaiCorrendo.com está no ar desde 2013 valorizando as corridas e os corredores. Pioneiro na região de Ribeirão Preto, é um produtor de conteúdo especializado em corrida com aproximadamente 35 mil acessos por mês. Conta com 22,9 mil curtidas no Facebook, 14,8 mil seguidores orgânicos no Instagram e já comercializou mais de 800 produtos com a marca, entre camisas, viseiras, bonés, chinelos, chaveiros e canecas.