CAC W apresenta projeto de Residência Artística

Mostra e debate são abertos ao público a partir das 19h30; projeto tem a presença de cinco artistas, de São Paulo e Paraná, que estão convivendo e trabalhando desde o último dia 21

O CAC W – Centro de Arte Contemporânea W, em Ribeirão Preto (SP), deu início, em 21 de novembro, à segunda edição da Residência Artística W. Cinco profissionais participam da atividade que acontece até o próximo dia 30 (quinta-feira), quando será realizado um encontro com o público para, além da apreciação dos trabalhos, um bate-papo sobre os caminhos da criação artística, às 19h30, na casa localizada à rua Professor​ ​Corrêa Leite, nº 55, no Alto da Boa Vista.

O programa é o primeiro do gênero na cidade e tem coordenação do artista visual Élcio Miazaki. Estão nele a dupla Tangerina Bruno, de Porto Ferreira (SP), a ribeirão-pretana Mariana Whately, Nathalia Favaro, da capital paulista, e Eduardo Freitas, de  Castro (PR).

A ação tem por finalidade promover interlocução e aproximação entre artistas de diferentes regiões do Brasil, em um local deslocado dos grandes centros, buscando instigar encontros e intercâmbios com ateliês, coletivos, grupos de discussão, museus, centros culturais e galerias nacionais e internacionais.

De acordo com Miazaki, uma das principais propostas é formar núcleos sólidos que mantenham os vínculos não somente entre si, mas também com a Residência Artística W e o CAC W, que continuarão acompanhando os passos de cada um deles. ​”​Como os artistas não estão com seus próprios instrumentos​ de trabalho, nem mesmo em seus ateliês, é esperado novos indícios​ de projetos que a residência possa gerar. Apesar da ter a duração de dez dias, ela não se limita a esse período.”

Em julho de 2017, antes mesmo da inauguração do Centro de Arte, houve uma edição teste. Desde então, os participantes continuam se comunicando, formando parcerias, discutindo e levando adiante propostas nascidas no espaço. “Essa forma de trabalho existe muito mais com o caráter de experimentações e descobertas, como um laboratório cujas produções possam apontar a outros rumos e direções. Seria quase uma fase ‘embrionária’ de artes que estarão circulando daqui um tempo em salões, instituições ou mesmo em outros espaços independentes”, explica Miazaki.

A perspectiva é transformar a iniciativa em uma agenda regular, com quatro edições por ano. Para a temporada 2018-2019, os interessados devem conferir as orientações no site www.cacw.art.br/residencia, ou pelo e-mail wresidencia@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas no Facebook @wresidenciaartistica.

 

Serviço:

Residência Artística W – de 21 a 30 de novembro de 2017

Apresentação: 30/11/2017 (quinta-feira)

Local: Residência Artística W (Professor​ ​Corrêa Leite, nº 55, no Alto da Boa Vista – Ribeirão Preto/SP)

Horário: a partir das 19h30

Entrada: gratuita