Cava do Boque completa 65 anos nesta quinta-feira

Ginásio começou a ser planejado em 1950, para disputa dos Jogos Abertos do Interior, dois anos mais tarde, quando Ribeirão Preto seria vice-campeã

Cava do Bosque (Foto: Divulgação)
Cava do Bosque (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, a Cava do Bosque completa 65 anos de fundação. O Completo Esportivo ‘Elba de Pádua Lima-Tim’, que há 29 anos leva em seu ginásio o nome do falecido radialista Gavino Virdes, começou a ser planejado em 1950 e foi inaugurado dois anos depois, quando Ribeirão Preto foi sede dos Jogos Abertos do Interior.

Na época a competição era uma das mais importantes da América do Sul e pela sexta vez a cidade conseguiu ficar em segundo lugar, depois de dois anos em que viu a posição ser ocupada por Campinas. O título foi de Santos, que venceu pela 13ª vez em 17 edições.

Sua estrutura de madeira, com 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura, é ainda uma das maiores obras da engenharia de Ribeirão Preto e sua construção foi noticiada em vários países. “Pelo seu formato, em circulo, o Ginásio é no gênero uma das mais arrojadas construções e sem similar em todo mundo”, diziam os jornais da época.

Em agosto de 1988, ele foi reformado, ampliado e renomeado. Desde então, passou a ser usado por escolinhas esportivas e equipes profissionais. Ele também foi palco de importantes eventos, como o duelo de vôlei entre Brasil e Portugal, o Mundialito e o Sul-Americano de Vôlei e algumas finais dos campeonatos nacionais de Vôlei e Basquete. O local também foi palco de shows memoráveis, de cantores como Roberto Carlos, Djavan, Milton Nascimento e Alceu Valença.

Assoprando velinhas

Em comemoração ao aniversário de 65 anos, foi realizada uma festa na tarde desta quinta, com a presença de vários alunos de modalidades esportivas que treinam no local.

O secretário de Esportes Ricardo Agiuar ressaltou que a Cava é um dos maiores patrimônios e referência esportiva de Ribeirão e região. “Palco de eventos e jogos memoráveis, atletas da cidade começaram a se destacar nessa quadra e se tornaram grandes nomes do esporte nacional, reconhecidos mundialmente. Hoje continuamos esse trabalho para formar novos ‘heróis’ do esporte nacional e, o mais importante, formar o caráter dos nossos alunos”, disse.