Evento propõe discutir comida além do prato

Uma das recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira é desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias. Essa oficina culinária irá demonstrar o preparo de algumas receitas dos triviais arroz e feijão, combinação típica brasileira, nas diferentes partes do país como arroz de pato com tucupi do Amazonas e feijão a moda do Pantanal do Mato Grosso do Sul.

sescsp.org.br

A alimentação já extrapolou o prato no Brasil e no mundo há tempos. Especialistas olham para sustentabilidade, saúde, cultura e todo o meio que envolve a gastronomia e os alimentos. E é essa a ideia que motiva o evento Experimenta! Comida, Saúde e Cultura promovido pelo Sesc para celebrar o Dia Mundial da Alimentação (16).

A programação multitemática reúne nomes de referência na área e inclui palestras, oficinas, workshops e bate-papos, realizados durante todo o mês nas 38 unidades do Sesc no Estado. As atividades estão divididas em seis categorias: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; Conexão comida; Aqui se planta, aqui se come diversidade.

Comer é panc. As plantas alimentícias não convencionais, as pancs, são um dos destaques do evento e ganham programação própria com curadoria da colunista do Paladar e nutricionista Neide Rigo. “Procurei juntar pessoas que trabalham com pancs na panela e na terra, que tenham noções de cultivo, e quem começou com tudo isso, o Valderly Kinuppi.” Em sua palestra, Neide abordará frutas que podem ser consumidas mesmo antes de amadurecer, como é o caso da manga.

Lis Cereja, da Enoteca Saint VinSaint, vai discutir O Gosto como Experiência com o filósofo italiano Nicola Perullo. Para a chef e sommelière, é importante levar a discussão para além da esfera alimentar. “Queremos resgatar alimentos e tradições perdidas pela produção industrial e extrapolar a parte sensorial”, afirma. Ela fala sobre a necessidade de recuperar a conexão com ingredientes, cultura e história locais.

A tendência vem sendo sentida de forma crescente. Há grande procura por ingredientes que, além de artesanais e orgânicos, tenham um lastro histórico. A curadora do evento, Mariana Meirelles, reforça a ideia. “Queremos incentivar as pessoas a voltarem para a cozinha”, diz.

No Sesc de Ribeirão Preto você poderá participar gratuitamente da oficina: 

O arroz e feijão nas regiões do Brasil

AGENDA
150 vagas.
Horário: das 10h às 12h
Local: Sesc Ribeirão
Endereço: Rua Tibiriça, 50, Centro RIBEIRÃO PRETO | CEP: 14010-090

Saiba mais