Freepik

Como o Carnaval é um evento que envolve muito gasto de energia, períodos curtos de sono, longos períodos em pé, danças em terrenos irregulares e ingestão de bebidas alcoólicas, as pessoas devem ficar atentas a alguns detalhes que podem minimizar os riscos de lesões.

O primeiro fator se refere ao preparo físico. As pessoas que praticam atividades físicas estão sujeitas a menores riscos de lesões durante o Carnaval devido ao melhor condicionamento. Porém, tal fato não significa que as pessoas sedentárias sofrerão lesões, apenas reforça que será necessário um cuidado maior durante os longos períodos de marchinhas.

Fiquem atentos! A prática de exercício físico é obrigatória para qualquer idade, independente da época do ano. Devemos considerar a atividade física como um medicamento.

Outro ponto importante é o repouso durante os eventos. A fadiga muscular e o sono não restaurador podem aumentar as chances de lesões dos foliões. Sempre que possível, as pessoas devem descansar e ter uma boa noite de sono.

Outro ponto importante se refere à ingestão de água e a alimentação adequada. Diante da alta demanda energética durante o evento, o corpo irá necessitar de energia advinda de uma boa alimentação e água. É importante ressaltar que a ingestão de bebidas alcoólicas pode gerar um quadro clínico de desidratação aumentando as possibilidades de lesões.

Além do quadro de desidratação, o álcool interfere na resposta motora. Após a ingestão de quantidades significativas de bebidas alcoólicas, o controle neuromuscular fica comprometido. Sendo assim, as pessoas ficam suscetíveis a lesões como fraturas ósseas, luxações diversas ou até mesmo traumatismo cranioencefálico decorrentes de quedas e/ou acidentes.

Diego Padovan

Outra dica é estar atento ao uso de calçados e roupas confortáveis. O uso de calçados com saltos altos aumenta o risco de entorse de tornozelo em terrenos irregulares. Sendo assim, os foliões devem utilizar sapatos baixos e fechados com o objetivo de evitar perfurações advindas de materiais pontiagudos deixados no solo. Com relação às roupas, é recomendado o uso de vestimentas leves e que permitem a execução adequada e livre dos movimentos corporais durante a festa. 

Torna-se importante ressaltar, que as pessoas devem sempre buscar profissionais qualificados. Aproveitem o carnaval com prudência e pratique exercício físico.

*Diego Padovan é formado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista-UNESP e em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Ciências pelo programa de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Atualmente é professor do curso de Graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto e fisioterapeuta fundador e atual coordenador da clínica Sinapse – Saúde e Reabilitação.