O medo e a nicotina caminham lado a lado

Imagem: Freepik

No livro O Método Fácil de Parar de Fumar, publicado pela Edipro, Allen Carr descreve o medo que as pessoas têm de parar de fumar. Livrar-se desse medo leva ao êxito, que até parece um passe de mágica para parar de fumar.

Capa do livro O método fácil de parar de fumar | Imagem: Divulgação Edipro

Segundo o autor, existe o medo de sofrer, o medo da euforia, da abstinência, de passar muito nervoso após largar o vício. Quando as pessoas decidem parar de fumar, sempre pensam que passaram por um longo período de infelicidade e temem que os eventos sociais não sejam agradáveis.

O vício mantém os fumantes concentrados e ao pararem de fumar sempre acreditam que não conseguirão alcançar o nível necessário de concentração. Também não sabem como irão lidar com os momentos de estresse com a mesma confiança que a “muleta” – cigarro – oferece.

Allen diz que o fumante acredita que poderá perder até algumas características de sua personalidade e um dos mais fortes receios é que passe o resto da vida ansiando por um cigarro nos momentos difíceis.

“Se você está receoso ou sente que este não é o momento para parar de fumar, posso lhe garantir que tudo isso é provocado pelo medo. Esse medo não é amenizado pelo cigarro, mas causado por ele. Você não decidiu cair na armadilha da nicotina”, diz o autor.

No livro, Allen Carr aponta o medo como um dos maiores empecilhos para parar de fumar e ajuda as pessoas a superá-lo. O método já ajudou artistas como Isabella Fiorentino e Anthony Hopkins a largarem o vício.