Média de leitores entre os ribeirão-pretanos é maior que a nacional

Imagem: Freepik

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) apresentaram, nesta quinta (1), a pesquisa “Perfil do Leitor de Ribeirão Preto”. Os dados apontaram que o ribeirão-pretano lê mais que o restante dos brasileiros. A média de leitores na cidade é de 67%, enquanto a última pesquisa de âmbito nacional “Retratos da Leitura no Brasil” obteve a média de 56% (estudo publicado em 2016 pelo Instituto Pró-livro e IBOPE Inteligência).

“Levantamos nesta pesquisa, o perfil do cidadão de ribeirão-preto em relação ao hábito da leitura e preferência sobre livros, gêneros e autores. Saber se a população gosta de ler e o que os impedem de ler mais. E paralela a essa, realizamos outra pesquisa diretamente na Feira do Livro de 2017 para saber o perfil do frequentador da feira”, explica a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP, Daniela Tincani.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, comenta que a entidade avaliou o leitor ribeirão-pretano para saber se os programas da Fundação, bem como a Feira Nacional do Livro, cumprem seu papel de formação de leitores. “A expectativa é que esses dados gerem ação e que essa ação gere mudanças nos próximos cinco anos”.

O levantamento foi realizado pela Fundação e coordenada pela UNAERP, por meio do Centro de Informação e Comunicação (CIC), com apoio do programa Agente de Leitura da Secretaria Municipal da Cultura.

A pesquisa foi aplicada em 600 habitantes de acordo com a faixa etária, gênero e região.  As questões tiveram como parâmetro a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” e ainda foram incluídas questões específicas sobre a Feira do Livro. O levantamento considerou como leitor a pessoa que leu ao menos um livro nos últimos três meses (67%). Veja a pesquisa completa e a metodologia aplicada na página da universidade.