A novidade é pilates em suspensão

(Divulgação)

Quem não se impressiona com atletas ou artistas circenses que fazem movimentos em tecidos suspensos como se estivessem dançando levemente? Uma boa opção para quem quer explorar novas possibilidades do corpo é o pilates em suspensão – a sensação dos “pilateiros”. A novidade é que fazer exercícios em suspensão não está assim tão distante e Ribeirão Preto já tem algumas boas opções para quem quer explorar mais as possibilidades do corpo e ganhar saúde.

Antes de chegar até nós, os monges budistas já praticavam posições de inversão. Os adeptos hoje ganham vários benefícios para a saúde como flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal, resistência, ganho de força, alívio de dores, descompressão da coluna vertebral e aumento da circulação sanguínea. Afinal, o pilates em suspensão trabalha todas as partes do corpo.

Para começar, é preciso um equipamento em tecido formado por duas alças para mãos e pés, duas cordas presas ao teto com um balanço grande, conhecido com o nome de Columpio.

“Os princípios do método pilates são inseridos na realização dos movimentos no Columpio, que podem ser com o corpo todo suspenso ou apenas em partes, facilitando ou dificultando ainda mais o exercício”, explica Islaine Favaleça, profissional de educação física.

Os exercícios são feitos utilizando o peso do corpo, com dosagem da força e domínio da respiração. “Com autocontrole, é possível ampliar a variedade e complexidade dos movimentos, gerando mais domínio das técnicas e, consequentemente, mais resultados para o praticante”, explica Islaine.

Segundo ela, com orientação de profissional capacitado, todos os movimentos podem ser adaptados e praticados por crianças, adolescentes, adultos e idosos, respeitando as capacidades físicas de cada indivíduo. Cada conquista é um desafio vencido sobre limites do corpo.