Hoje é domingo e a tradição pede um prato rápido, prático e o terceiro mais amado pela população brasileira: hoje é dia de macarrão! Segundo estudo da Nielsen, encomendado pela ABIMAPI-Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, mesmo com mercado estagnado, o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Itália. Considerando todas as regiões do país, nove em cada dez pessoas comem massa com frequência.

A pesquisa foi além: no modo de preparo, os brasileiros tendem a optar por tipos de macarrão comuns e receitas tradicionais; 96% da população não busca novas receitas e 98% deixa de lado as opções premium do produto, como as caseiras, sem glúten, grano duro e frescas.

A pesquisa também mediu um comportamento nada positivo para esse prato: cada vez mais consumidores estão deixando de consumi-lo por não considera-lo saudável, em razão de restrições alimentares ou sensibilidades. Pela pesquisa, neste domingo 2.3 milhões de lares evitarão o macarrão, seja qual for a receita ou qualidade, por não acharem um alimento saudável. Essa parcela também evita o uso de sal (20% acima da média) e gordura (15%).

Atualmente, 68% dos lares que procuram por receitas gostam de cozinhar e 49% optam por massas mais sofisticadas ao convidarem conhecidos para alguma refeição em casa.

A educadora física Rosane Sarkis vive em um dos 2,3 milhões de lares brasileiros que evita o macarrão e o sal. Mas, garante que é possível manter a tradição do domingo sem fugir da dieta. “Você pode optar pela massa integral, que é rica em fibras e tem valor nutricional melhor do que aquela feita com farinha branca”, fala. Para o molho, faça em casa com tomates maduros e tempere com manjericão. Se quiser ser ainda mais fitness no domingo, use abobrinha cortada em tiras bem fininhas no lugar da massa (na feira da Avenida Portugal, que é hoje, tem o ralador feito exatamente para esse propósito).