Responsáveis por esses estabelecimentos constataram que, durante a semana, há uma pulverização de clientes 40% maior agora do que antes da pandemia do novo Coronavírus. Segunda-feira é o dia preferido para aproveitar uma cerveja acompanhada de petiscos e conversa fora de casa.

O Consumidor de Ribeirão Preto está cada vez mais se adaptando ao novo normal do comércio da cidade. A constatação foi feita principalmente por donos de bares e restaurantes, após observarem novos costumes de frequentadores desses estabelecimentos. No Bar do Urso da avenida Independência, por exemplo, o dia em que há maior movimento agora é nas segundas-feiras, dia, até antes da pandemia, que contava com pouca frequência de clientes.  “Após as três primeiras semanas de retomada das atividades, muitos clientes questionaram por telefone sobre nosso horário de funcionamento, e quais os dias de maior movimento, ao serem informados que seriam os finais de semana, a maioria começou a reservar mesas para as segundas-feiras”, comenta Jeferson Silva, gerente do Bar do Urso.

O movimento no bar cresceu cerca de 40% durante a semana, principalmente nas segundas, terças e quintas-feiras. “Os clientes vêm interessados nas atrações do bar, que conta com ambiente familiar, rótulos da tradição de cerveja da cidade, o cuidado impecável com as medidas de segurança contra o novo Coronovírus e com a possiblidade de bares menos movimentados”, orienta Jeferson. O gerente percebeu que, nas quartas-feiras, o público tem certo receio por causa do risco de aumento de pessoas em busca de bares para assistir a transmissão dos jogos pela TV.

Esse movimento vem ao encontro do que incentiva a Abrasel RP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Ribeirão Preto). “É muito importante que o consumidor consiga se organizar para pulverizarmos o público em vários dias da semana, para evitar aglomerações”, destaca Sacha Rech, conselheiro da Abrasel.  A Abrasel orienta seus associados a incentivar a frequência pulverizada em todos os dias da semana e não somente nos finais de semana, quando os estabelecimentos precisam se preparar com atenção redobrada para que não haja aglomeração em torno dos bares, a espera de mesas. De acordo com as exigências da fase Amarela do Plano São Paulo de controle do novo Coronavírus, bares e restaurantes só podem funcionar com 40% da capacidade máxima.

O Bar do Urso não abre para o almoço, mas inicia suas atividades mais cedo do que a maioria dos bares da cidade, a partir das 16h, o que atrai clientes para um Happy Hour mais entendido, até as 22h, hora limite determinada pelo Plano São Paulo, para que bares e restaurantes fechem suas portas no Estado. “Fazemos questão de cooperar com tudo o que pode ajudar a acabar com essa pandemia e reduzir riscos para a população, por isso, respeitamos todas as orientações, até porque isso oferece mais segurança aos nossos clientes”, comenta o gerente do local.  Em funcionamento fora da pandemia, o bar funciona até as 00h30, todos os dias.