Uma receita deliciosa que é muito consumida com pão árabe ou torradas, e como acompanhamento de pratos principais em restaurantes árabes. E até como sobremesa, servida com mel e frutas.

Além disso, por ser um produto derivado do leite, ela apresenta diversos benefícios para o nosso organismo, como a melhora da flora intestinal, melhora a imunidade e a digestão, é rica em cálcio, por isso fortalece ossos e dentes, auxilia a perda de peso, faz bem ao coração e melhora a saúde da pele.

Ingredientes
 – 1 litro de leite integral (sim, precisa ser integral) – esse tanto de leite rendeu aproximadamente 390 g de coalhada já seca.
 – 1 copo de iogurte sem açúcar (eu usei o desnatado, e deu muito certo).
 – Azeite, sal e pimenta do reino a gosto para temperar (depois de secar a coalhada).

Modo de Preparo
– Colocar o leite para ferver. Depois que levantar fervura, desligar e esperar esfriar até o “ponto de mamadeira” (colocar o dedo e aguentar 10 segundos sem queimar) O ideal é deixar esfriar em temperatura ambiente, nada de colocar na geladeira).

– Acrescentar o copo de iogurte, incorporar tudo.

– Tampar a panela e se conseguir, embrulhar em uma toalha para manter a temperatura por mais tempo e deixar desancar por 24 horas em um lugar quentinho, mas longe do sol. Dica: não deixar menos de 12 horas e não passar de 48 horas, esse tempo implica na acidez da coalhada. Por aqui, deixei 28 horas.

– Depois desse dia de descanso, temos a coalhada fresca, para quem gostar, ESTÁ PRONTA! Nesse ponto, o ideal é comer com granola, com alguma fruta. Fica ótimo! 

– Para quem quiser a coalhada seca, separa um paninho limpo / touca cirúrgica / coador de pano (tudo depende da quantidade de coalhada que fizer) – coloca a coalhada para escorrer (pode ser dentro de uma peneira, pendurando na torneira, da forma que achar mais fácil. O importante é elevar a coalhada para sair o soro e toda a água. Esse processo leva em torno de umas 3 horas, depende do quão seca você quiser. Quanto mais tempo deixar, mais seca!

– Depois desse tempo, é só temperar com sal, pimenta do reino e azeite. Ou com outro tempero que preferir. Fica como dica: Pimenta da Jamaica e Flor de Sal.

Leia mais: 

Culinária francesa: apenda a fazer o clássico caramelo salgado
Aprenda a fazer o clássico Guacamole 
Dia dos namorados: aprenda a fazer um drink especial 
Delicioso e barato: aprenda a fazer hamburguer caseiro
Adoce sua quarentena com o Brownie da chef Marília 
Não, a pizza não é italiana como muitos imaginam
“Das receitas preferidas”

Marília Elis de Almeida

Marília Elis de Almeida
Chef de cozinha e professora de gastronomia
16 981188264
Instagram: marilia_elis

Fotos e vídeo: @marilia_elis