São mais de 20 cidades em todo o país que se mobilizarão, no próximo dia 27 de fevereiro, contra o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto pelo atual governo, por meio da Medida Provisória Nº 870/2019. O movimento suprapartidário fará um grande banquete coletivo e solidário, com produtos em sua maioria provenientes da agricultura familiar e agroecológica. Ribeirão Preto é uma das cidades confirmadas para o Banquetaço, com atividades das 9h às 15h, na Praça XV de Novembro.

Mais de 50 voluntários, entre agricultores, chefs de cozinha, nutricionistas e outros membros da sociedade civil ribeirão-pretana, estão envolvidos no ato que servirá refeições a cerca de 200 pessoas como uma forma de reivindicação pelo Direito Humano à Alimentação Adequada.

De acordo com a Professora Doutora de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Luciana Cisoto, “este direito tem a ver com a produção sustentável de alimentos, o que inclui ações para controle do uso de agrotóxicos, incentivo à produção de agricultura familiar que gera renda para populações e redução das desigualdades sociais, com educação alimentar e nutricional”.

A garantia da efetividade desse direito estava entre os pilares de atuação do Consea, cujas atividades foram encerradas oficialmente no dia 30 de janeiro. O Banquetaço tem como objetivo principal buscar a manutenção desse Conselho que representava a população perante a Presidência da República em assuntos relacionados à segurança alimentar e à luta contra a fome.

“Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre o que é o Consea, os avanços que ele nos trouxe nos seus anos de atuação. Queremos que nossos representantes vejam que queremos o conselho de volta, que não concordamos com a extinção”, comenta Natália Souza, chef de cozinha, professora universitária de Gastronomia e uma das organizadoras do evento.

Para Cisoto, a mobilização nacional é fundamental: “Vale destacar que todas as ações que visam à segurança alimentar e nutricional que foram propostas ou reforçadas e aprimoradas pelo Consea levaram o Brasil a sair do mapa mundial da fome em 2014”, destaca.

A programação do Banquetaço na quarta-feira envolve performances artísticas, apresentações musicais e rodas de conversa nos seguintes eixos: Produção Agroecológica; Acesso à Alimentação Adequada e Saudável; Educação, Saúde e Cultura; e Direitos Humanos, Participação e Controle Social. Ao final, será servido o banquete àqueles que estiverem presentes no ato, de forma sustentável, buscando a mínima produção de lixo.

Banquetaço

Quando: quarta-feira, 27, das 09h às 15h.

Onde: Praça XV de Novembro, Centro de Ribeirão Preto