Sorveterias viram oportunidade de negócio

O sorvete é um alimento muito tradicional no cardápio das famílias brasileiras. A iguaria doce, gelada, feita de uma receita que mistura suco de frutas e leite, existe há mais de 3.000 anos. A descoberta foi feita pelos chineses e rapidamente se popularizou pela Europa e demais continentes.

Hoje, o sorvete é um dos alimentos mais consumidos do mundo e virou um nicho de mercado no setor de alimentos. Prova disso, é o relatório produzido pelo SEBRAE Inteligência Setorial, que mostra como as sorveterias viraram uma oportunidade de negócio e tem crescido no país.

O Brasil, mesmo sendo um país tropical, não está entre os líderes no consumo de sorvete. Os brasileiros consomem aproximadamente 4,7 litros por ano por pessoa. Na Suíça, por exemplo, a média de consumo anual é de 14,4 litros, segundo o relatório.

A região que mais consome sorvete no Brasil é a Sudeste, com 52%. Em segundo lugar aparece o Nordeste, com 19%, seguido por Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). Entre 2003 e 2014, o consumo de sorvetes teve um crescimento de mais de 90,5%, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Nos últimos anos, houve uma queda devido a problemas econômicos e políticos. No entanto, estima-se que até 2020 o setor cresça 81% e, com isso, atinja R$ 13,9 bilhões, segundo pesquisa da Mintel. Veja o relatório completo, clicando aqui.