O público que busca alimentos saudáveis com foco no veganismo e vegetarianismo tem ajudado o setor de alimentos nos últimos tempos. Este é um dos poucos nichos de mercado em ascensão no contexto atual, segundo relatório do SEBRAE Inteligência Setorial. Seja para simpatizantes da dieta, seja para pessoas que buscam viver de forma mais saudável e sustentável, este mercado configura-se como uma excelente oportunidade de negócio.

De acordo com o relatório, em 2015, o Brasil atingiu a 5ª posição no mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo e vendeu cerca de US$ 27,5 bilhões, crescendo uma média de 20% ao ano, percentual maior do que os 8% do mercado internacional.

O tema é tão forte que ganhou uma data comemorativa: Dia Mundial do Veganismo, comemorada no dia 1º de novembro. Além disso, já foi criado um censo on-line para saber o número de brasileiros vegetarianos, veganos e simpatizantes: o Mapa Veg. Lançado em 2012, o portal é um projeto independente e já conta com 25.900 cadastrados, divididos em: 62,6% de vegetarianos, 29,2% de veganos e 8,2% de simpatizantes.

Mais do que uma estilo de vida, os segmentos vegetariano e vegano estão virando modelos de negócios em todo o mundo. Conceitos associados ao vegetarianismo, como o de comida saudável, reforçam o potencial de negócios nesse segmento. Nesse contexto, o relatório de inteligência apresenta os conceitos de veganismo e vegetarianismo, suas diferenças, dados de mercado, estratégias e orientações para atingi-lo, além de casos de sucesso do setor. Acesse a publicação, clicando aqui.