Campanha ambiental do Ministério Público será lançada nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (29/06), às 9 horas, no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), na rua Olinda, 150, Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto (SP), haverá o lançamento oficial da campanha educativa “Meu Ambiente – Responsabilidade Cidadã Compartilhada”, realizada pelo MPE (Ministério Público Estadual) por meio do Gaema (Grupo de Atuação Especial em Defesa do Meio Ambiente). As peças foram desenvolvidas pelos estudantes do Núcleo de Extensão Universitária “Publicitários Solidários”, do Curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Moura Lacerda, coordenado por Carmen Justo. Marisa Herédia, gestora da Agenda Ambiental da instituição de ensino superior e vice-presidente do CBH-Pardo (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo), foi a interlocutora do projeto, atuando na idealização da parceria que uniu o ambiente acadêmico, a sociedade civil e o Poder Público.

A primeira fase dos trabalhos de divulgação, que começa agora, trata de “resíduos sólidos” (entulho). As demais serão água, queimadas, vegetação e fauna, temas que serão discutidos na campanha até 2020. O coordenador de Comunicação do Moura Lacerda, Fernando Mello, lembra que o envolvimento dos alunos se deu de forma totalmente voluntária e que esta iniciativa se alinha com os objetivos do Centro Universitário, que atua, primordialmente, de forma educativa.  “Buscamos o engajamento dos estudantes em ações de cidadania que resultem em transformações sociais e ambientais e que gerem uma contribuição significativa para toda a sociedade”, explica.

 O lugar certo das coisas

A proposta da campanha é mostrar o “lugar certo” e o “lugar errado” das coisas no mundo em que vivemos. Com o objetivo de criar uma identificação rápida e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem fácil de ser assimilada, ela esclarece e dissemina informações como “O que é entulho”, “Causas e consequências do descarte incorreto”, etc. Assim, consequentemente, a campanha contribuirá para o desenvolvimento da reflexão crítica e de uma nova postura frente aos desafios ambientais dos tempos atuais, de forma que todos se sintam corresponsáveis e parte da decisão pela preservação do meio ambiente. Prefeitos, vereadores e outras autoridades regionais foram convidadas para o evento.

 

Bronze Jeans Coleção