Carro voador – de verdade

(Divulgação)

Nos anos de 1980, um clássico do cinema, a trilogia De Volta Para o Futuro, mexeu com o imaginário de muita gente ao projetar para 2015 – ano em que o DeLorean chega ao futuro com Marty McFly Jr, personagem de Michael J. Fox – uma realidade fantástica, quando roupas de auto-ajustariam no corpo e carros, dentre outras coisas, poderiam voar. A gente já sabe que nada disso aconteceu. Pelo menos não até agora. A Udacity, Universidade do Vale do Silício, anuncia o primeiro curso de carro autônomo voador no mundo. A primeira turma tem início em 2018.

Vale lembrar que carros autônomos sequer tomaram conta das ruas ainda – o que já dá a medida de que para voarem pode demorar um pouco mais. Porém, a velocidade com que a tecnologia tem caminhado é, muitas vezes, surpreendente. A Udacity, conhecida como a Universidade do Vale do Silício, fundada por Sebastian Thrun, uma das maiores autoridades em robótica e inteligência artificial do mundo, tem como missão acompanhar essa velocidade.

Muitas empresas já investem nessa tecnologia. A Toyota, por exemplo, divulgou recentemente que pretende estrear o seu modelo voador na Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Um artigo do The Economist também abordou o assunto, ao falar sobre “táxis autônomos voadores”, observando que as empresas, incluindo a Airbus, Uber e Kitty Hawk, estão trabalhando nessa tecnologia.

“Estou convencido de que, no futuro, a maioria do transporte acontecerá pelo ar. Em poucos anos, carros voadores serão um dos assuntos mais quentes no mundo”, diz Thrun. O objetivo deste novo Nanodegree – como são chamados os cursos da Udacity – é formar a geração de profissionais que construirá o transporte de amanhã.

O currículo do curso está sendo desenvolvido com grandes referências na área aeroespacial, dentre eles Nicholas Roy, fundador do Project Wing do Google X e professor de Aeronáutica e Astronáutica do MIT- Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Raffaello D’Andrea, Angela Schoellig, e o próprio Sebastian Thrun são outros nomes envolvidos. A primeira turma tem início em 2018.

Carros autônomos

Apesar de não serem populares, os carros autônomos terrestres já estão sendo construídos no mundo todo. Visando diminuir a barreira de entrada de novos profissionais neste segmento, a Udacity também anunciou um segundo curso na área: o Nanodegree Introdução a Carros Autônomos. Ele permite que qualquer pessoa com experiência de programação mínima vivencie as emoções de construir os carros do futuro.

No mundo, a Udacity já possui mais de 10 mil estudantes na área de carros autônomos. Destes, 60 já conseguiram um emprego em grandes companhias como BMW, NVIDIA, Lockheed e Bosch.

Quer dirigir um modelo assim? Vai precisar esperar um pouco.

Mas, se você se interessa em fazer um carro desses, pode encarar o Nanodegree Introdução. A inscrição está aberta no site.

Bronze Jeans Coleção