Indústria de SP registra segundo mês seguido com geração de emprego

Aproximadamente 2,5 mil vagas de trabalho formais foram criadas em outubro, segundo dados da Fiesp; setor de máquinas e equipamentos teve o melhor desempenho

Trabalhadores da Indústria (Foto: Agência Brasil)
Trabalhadores da Indústria (Foto: Agência Brasil)

Assim como o comércio atacadista, a indústria paulista também está registrando números positivos no final de 2017. Os dados de setembro e outubro da foram positivos de acordo com relatório divulgado pelo Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

No mês passado o crescimento foi de aproximadamente 2,5 mil vagas, o que representa uma alta de 0,11% em comparação a setembro, na série sem ajuste sazonal. Esse resultado para o mês de outubro não era constatado desde 2010, quando a variação para o período subiu 0,02% e somou 500 novas vagas de emprego.

O diretor titular do Depecon, Paulo Francini, afirma que as duas elevações seguidas sinalizam uma recuperação da atividade industrial no estado. “Apesar de ainda estar em baixa intensidade, essa recuperação é persistente”, avalia Francini.

No acumulado do ano, o saldo segue positivo e já soma nove mil contratações formais geradas (0,42%). Por outro lado, os dados com reajustes para o mês ficaram estáveis (-0,02%).

Dos 22 setores acompanhados na pesquisa, oito tiveram números positivos em outubro, três ficaram em situação estável e onze negativaram. Os destaques positivos ficaram pelo setor de máquinas e equipamentos, com geração de dois mil postos de trabalho, seguido de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 969. As piores situações foram de couro e calçados, com baixa de 778, e produtos têxteis, com 492 empregos a menos.

Bronze Jeans Coleção