Período chuvoso faz besouros aparecerem em grande quantidade

Condomínios da Zona Sul próximos a matas e rodovias chamam atenção dos insetos por causa da luz; besouros não transmitem doenças graves

Besouro (Foto: Creative Commons)
Besouro (Foto: Creative Commons)

A chuva que caiu em Ribeirão Preto nas últimas semanas tem feito um ‘fenômeno’ se repetir. Besouros estão aparecendo em grande quantidade na cidade, principalmente em condomínios da Zona Sul. Tudo porque o clima úmido se alia ao período de transformação da larva em besouro.

Quando adquirem a forma alada, os besouros saem dos casulos em busca da procriação, e grandes focos de luz os atraem. Por isso eles aparecem em grande quantidade apenas em condomínios, casas ou prédios que ficam perto de área verde. Isso dificilmente acontece em regiões centrais das cidades porque o espaço verde é menor.

O que também favorece o aparecimento é a disponibilidade de alimento, que geralmente é abundante em florestas e em áreas com gado, já que os besouros de alimentam até mesmo de fezes desses animais.

Mas não há motivo para pânico, os besouros não transmitem doenças graves. Eventuais contaminações que podem acontecer a partir deles são as mesmas que podem ser transmitidas por animais domésticos, como cachorros.

Além disso, é mentira o mito de que esses insetos tentam entrar nas orelhas das pessoas. Mas se isso acontecer, o ideal é procurar um médico e não tentar fazer a retirada sozinho, já que o prejuízo pode ser maior.

Bronze Jeans Coleção