Ribeirão Preto terá unidade do Instituto Butantã

Proposta é construir instituto de biotecnologia com foco no desenvolvimento de terapia celular, produção de proteínas recombinantes e medicamentos

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, reuniram-se nesta sexta-feira, 23 de março, com o diretor-presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto, Dimas Covas, para conhecer o projeto da unidade do Instituto Butantã na cidade.

Junto com o prefeito, participaram da reunião,  a coordenadora de projetos da prefeitura, Graziela Giussiani, o advogado do Hemocentro, Antonio Franzé Junior, O assessor da presidência, Airton Vieira e a coordenadora da instituição, Elaine Faria Souza.

Desde que foi criado, em 2001, o projeto teve vários revezes e não chegou a ser concretizado. Voltou a ser discutido em 2009 e, agora, a intenção é fazer o instituto de biotecnologia com foco no desenvolvimento de terapia celular e produção e proteínas recombinantes e medicamentos.

FL Piton

Na área de biotecnologia, eu avalio que não há região mais apropriada do que a de Ribeirão Preto para implantar essa unidade, será um grande avanço”, avaliou o presidente do Hemocentro, Dimas Covas.

O projeto executivo já está concluído e a proposta é construir a sede, um prédio com 4,9 mil metros quadrados com laboratórios e linha de produção em uma área de 30 mil metros quadrados pertencente à Universidade de São Paulo (USP).

“Vamos trabalhar juntos para viabilizar a unidade do Instituto Butantã em nossa cidade. O caminho agora será atualizar o projeto. Em seguida  iremos marcar uma audiência  com o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, e buscar apoio”, disse o chefe do Executivo.

Bronze Jeans Coleção