Durante séculos, prevaleceu a visão de que os animais não passavam de uma forma de recurso, sem pre à disposição do homem, e com possibilidades de uso indiscriminado.

Em todas as formas de relação que mantemos com os animais (uso em pesquisa, produção animal, companhia etc.), neste período de tempo, passamos por uma revisão destas relações.

Aliás, rever esta conduta possibilita considerável crescimento não apenas científico, econômico, como também humano e pessoal. Por mais paradoxal que possa parecer, tratar os animais de modo ético, cuidadoso, oferecendo-lhes melhores condições e atendendo suas necessidades, proporcionamos condições para uma relação mais harmoniosa e produtiva em todos os sentidos.


O tema é tão interessante que a Universidade de Sidney (Austrália), em conjunto com a Sociedade Internacional de Antrozoologia (ISAZ), organiza em 2018 (de 2 a 5 de julho) a 27ª Conferência Internacional “Animais em nossas vidas: abordagens multidisciplinares para o estudo das interações homem-animal”.

A Antrozoologia dedica especial atenção para o estudo das relações entre humanos e animais não-humanos. Os tópicos que serão abordados nas conferências, mesas redondas e outras formas de discussão são bastante interessantes e pertinentes. Veja:

– Conflitos e interações entre humanos e vida selvagem
– Personalidade dos animais
– Crueldade e uso ético de animais
– Estratégias para manter animais de companhia em seus lares originais
– Animais em zoológicos e de criação (fazenda)…e muito mais.

Apesar de o evento acontecer em outro continente, é interessante ver a comunidade científica debatendo um assunto que interessa a todos nós. De uma forma ou de outra, todos temos contatos com os animais. Temos aqui uma excelente oportunidade para estudantes e graduados em Agronomia, Biologia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia, ou mesmo para pessoas que simplesmente se interessam em cuidar de modo mais apropriado os animais, aprofundarem seus conhecimentos, e contatos com os principais pesquisadores dessa área, que cresceu significativamente nos últimos 30 anos. Afinal, é cada vez maior a presença dos animais em nossas vidas – seja em passeios especiais (em bosques, zoológicos, em viagens), seja com os animais de companhia, os pets, seja com os animais de rua ou mesmo pela nossa curiosidade ou simpatia com animais que, muitas vezes, nem conhecemos de perto.

Gelson Genaro
Médico veterinário pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Jaboticabal (SP), com mestrado e doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Professor da disciplina Bem Estar Animal, no Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto (SP)