Torcida organizada do São Paulo pode ser proibida de entrar no Santa Cruz

Pedido feito pelo Ministério Público foi motivado pela confusão entre integrantes da mesma torcida na noite desta quarta-feira; ação da Polícia Militar evitou tumulto maior

Torcida do São Paulo no Estádio Santa Cruz (Foto: Divulgação)
Torcida do São Paulo no Estádio Santa Cruz (Foto: Divulgação)

A torcida organizada Independente pode ser proibida de entrar no Estádio Santa Cruz nas próximas partidas do São Paulo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além disso, a Polícia Militar não permitirá mais a entrada de bandeiras e instrumentos musicais no estádio durante o torneio.

O pedido foi feito pelo Ministério Público, após o princípio de confusão que aconteceu na noite desta quarta-feira (3), nos arredores do estádio. A PM evitou um confronto maior entre integrantes de duas torcidas organizadas, uma de Campinas e outra da capital.

Por volta das 20h15 a polícia foi acionada por um funcionário de um posto de combustíveis que ouviu as discussões entre torcedores de Campinas a respeito de um pagamento de mensalidade para oficializar a torcida como afiliada da matriz, que é da cidade de São Paulo.

Por precaução, PMs que estavam em diversas partes da cidade se deslocaram em grande número para o lado externo do Santa Cruz, perto da Avenida Costábile Romano, onde esses torcedores foram detidos por volta das 21h.

No momento que os policiais chegaram, os integrantes da torcida organizada jogaram barras de ferro, pedaços de pau, bolas de sinuca e socos ingleses por cima do muro de uma casa abandonada. Apesar disso, a PM precisou usar bombas de gás lacrimogêneo para detê-los.

A fumaça sobrevoou as arquibancadas do estádio, fazendo os torcedores que acompanhavam a partida deixar o local rapidamente por causa do incômodo. No entanto, não há informações sobre pessoas que tenham passado mal por esse motivo.

Os integrantes da torcida organizada ficaram mais de uma hora detidos ao lado do muro de um condomínio na Avenida Costábile Romano, aguardando a saída dos demais torcedores. Depois eles foram levados até a delegacia para prestar esclarecimentos. Os torcedores da capital foram escoltados pela PM até a saída de Ribeirão Preto.

Futebol

Dentro de campo o São Paulo venceu o fraco Cruzeiro-DF por 6 a 2, de virada. Mais cedo, o Botafogo bateu o Sergipe por 2 a 1, com gols de Marco Antônio e Micael. Os quatro times formam o grupo 10 da competição, liderado pelo Tricolor da capital.

No mesmo dia o Comercial também estreou. Pelo grupo 11, sediado em Cravinhos, o Leão venceu o Rio Branco por 2 a 1, com gols de Zé Andrade e Tchelo. Na mesma chave o Paraná Clube bateu o Juventude por 2 a 1. Comercial e Paraná estão empatados na liderança.