Vivi Arruda

Diversos aspectos envolvem saúde e boa forma. Não somente se preocupar com o alimento no prato e os treinos da academia. Respeitar nosso corpo e as funções do nosso organismo é fundamental para que nossos níveis hormonais permaneçam com produção adequada e equilibrados.

Além de proporcionar saúde às funções dos nossos órgãos, nosso relógio biológico que é controlado pelo Ciclo Circadiano, são as mudanças físicas, mentais e comportamentais que acontecem durante o período de 24 horas. A primeira resposta é aos estímulos de claridade e escuridão do ambiente.

Ou seja, o nosso organismo faz a diferenciação entre o dia e a noite. Quando há menos luz, o cérebro recebe a informação de que precisa produzir mais melatonina, o que nos deixa sonolentos. Na claridade, há menor liberação desse hormônio, fazendo-nos despertar.

Esse hormônio é produzido pela glândula pineal e sintetizado pelo triptofano. A glândula pineal é aquele que controla nosso corpo em relação a regulação do sono. A melatonina só é liberada na ausência de luz, e por isso é tão importante que mantenhamos nosso sono durante a noite.

À medida que escurece, os olhos e o cérebro avisam a glândula pineal, também na cabeça, que é hora de liberar a melatonina. Ela vai para a corrente sanguínea e viaja pelo corpo.

Em contato com as células, o hormônio induz o corpo ao sono e ao jejum. Cerca de 90% da melatonina circulante vai parar no fígado, onde é destruída para ser eliminada pela urina depois.

Há um outro hormônio super importante para o processo do sono: o GH,conhecido como hormônio do crescimento. 90% dele é liberado durante o sono profundo, por isso a importância de uma noite bem dormida. O GH também é responsável pelo tônus muscular e sua carência leva ao acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

De acordo com o relógio biológico da MTC, temos horários específicos onde nossos órgãos trabalham e executam funções para manter a saúde dos mesmos, fornecendo energia para reabastecer e aumentar a sua força vital.

Seguem os horários para entendermos e assim estipularmos a melhor hora para dormirmos e a quantidade de horas que precisamos de repouso.

Das 19h às 21h
Pericárdio: neste horário os nutrientes são transportados para os capilares e vasos linfáticos
Momento ideal para fazer práticas mais tranquilas que induzem o sono, como meditação, exercícios para relaxar, atividade física leve, companhia familiar, orações, leituras tranquilas, ouvir música.

Das 21h às 23h
Sistema endócrino: hora do ajuste da homeostase do corpo e do reabastecimento enzimático.
Este é o momento para se preparar para dormir. O ideal seria dormir às 22h onde a
Temperatura do corpo já está propicia pra isso.

Das 23h à 1h
Vesícula biliar: neste horário já é importante estar dormindo para que a limpeza orgânica dos tecidos seja iniciada. Ocorre o processamento do colesterol e a melhora na função cerebral. O fígado já começa à limpar as toxinas

Da 1h às 03h
Fígado: neste horário é fundamental que esteja dormindo, é quando o fígado está em seu nível mais alto de energia. Horário de máxima capacidade desintoxicante do organismo e de limpeza do sangue. É observado que neste horário a concentração de açúcar no sangue se encontra em seu ponto mais baixo. Se você não tem sono neste horário ou mesmo acorda neste período está desenvolvendo ansiedades e estresse. E está totalmente ligado aos seus hábitos diários como; alimentação ácida, ingestão de álcool, tabagismo.

Das 03h às 05h
Pulmão: responsável por levar a energia para todo o corpo. Direciona o sangue e o oxigênio aos órgãos
Este órgão promove a respiração a oxigenação e a expulsão de gases residuais. Praticantes de meditação orientam que a melhor hora para se meditar seria entre às 04 e 05h, já que as respirações e a concentração ficam mais eficazes. E à partir das 04h já podemos estar acordados. O que totalizaria 6h de sono se dormíssemos às 22h. Pessoas que estão passando por depressão, luto, alguma perda em sua vida tem a probabilidade de perder o sono neste horário entre às 03h e às 05h pois os pulmões pela MTC estão associados à tristeza.

Das 05h às 07h
Intestino: melhor horário para o funcionamento do intestino. É entre este horário a hora certa para tomar a água morna com limão para “acordar” o intestino e eliminar as toxinas provenientes da limpeza noturna. Sendo que após este horário o hábito da água com limão não terá os mesmos benefícios. Podemos concluir então que a quantidade de horas para dormir é insignificante se não respeitarmos o relógio biológico noturno. De nada adianta dormir 8h das 02h às 10h da manhã, por exemplo. Você estará dormindo 8h, o que muitos profissionais recomendam, mas não explicam sobre os hormônios e sobre as funções de limpeza noturna.

Por outro lado dormir 6h seria ideal se dormíssemos às 22h e acordássemos às 04h. Ou no caso com as 8h recomendadas de sono das 22h às 6h da manhã. 

Deitar cedo e sempre à mesma hora é a melhor forma de ajudar o fígado e todos os outros órgãos à estabelecer o seu ciclo de rotina diária de desintoxicação e suas funções. O sucesso da função hepática é respeitar o horário de trabalho dos órgãos durante a noite, faz você acordar mais disposto e com energia e ajudar na desintoxicação do corpo e promover qualidade de vida.

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @vi.vi.arruda

Leia mais:

O vínculo entre emoção e alimentação
Seu corpo é sua morada, o que você tem feito para cuidar dele?
Jornada da saúde e boa forma: os primeiros passos
Vivian Arruda é a nova colunista do Portal Ribeirão Sul