Daniela Magrini

Antes de iniciar com qualquer ação ou movimento para resolver as finanças da sua empresa, é necessário saber exatamente o plano a ser traçado. Se você não tem um controle financeiro, inicie com algo simples, mas que seja direcionador. Siga os passos abaixo considerando o planejamento dos próximos 6 meses e veja como é possível e acessível a todos.

1º – Contas a receber: Separe todas as suas receitas previstas nos próximos meses, sendo elas receitas provindas de cartão de crédito, cheque e até mesmo de clientes que estão na sua lista de recebimento mensal dos serviços já prestados.

Destes valores faça a separação por mês para encontrar o valor exato de receita e quantos meses você consegue se manter.

Até aqui não iremos contar com a reserva de emergência, caso você tenha.

2º – Antecipação das receitas: Do total de receitas previstas, avalie quais são possíveis antecipar e quanto de perda você terá por essas antecipações.

3º – Total de contas a pagar: Faça o levantamento de todos os compromissos financeiros que você possui, desde os mais relevantes, até os mais simples, como por exemplo tarifa bancária, assinatura de internet, dentre outros. Assim como fizemos na receita, a separação deve ocorrer por mês.

4º Caixa disponível: Faça o levantamento de quanto você tem de caixa disponível em todas as contas que você utiliza para gerenciar a sua empresa, inclusive aquele caixa em mãos.

5º – Análise do fluxo de caixa: Agora faça a soma de todos os valores que você tem a receber e pagar a cada mês. Após o resultado dos próximos 6 meses, é possível identificar o quanto você precisará de fluxo de caixa.

Atenção, ainda não é o momento de utilizar a reserva de emergência e nem mesmo solicitar empréstimos a terceiros.

De todos os compromissos, avalie o que é prioridade para o seu negócio para seguir os seguintes passos:

Renegocie com os fornecedores prazos maiores para os boletos que já estão emitidos.
Solicite suspensão temporária de serviços não utilizados neste período, como internet, assinaturas de aplicativos, energia, dentre outros.

Avalie com o seu contador quais impostos podem ser prorrogados.

Após chegar em um novo cenário, já com o corte de gastos, é o momento de descobrir o quanto você precisará de recursos para manter o seu negócio “ativo” neste período de quarentena. Veja as possíveis soluções:

Cenário 1 – Possui reserva de emergência: é o momento de utilizá-la para honrar os compromissos deste período.

Cenário 2 – Solicite antecipação das receitas: Se faltar caixa e você não possui reserva de emergência, utilizar a antecipação das receitas pode ser uma saída, mas avalie com atenção se a perda na antecipação não sairá mais caro do que utilizar recursos de terceiros.

Cenário 3 – Não possui reserva de emergência: busque com o seu banco uma linha de crédito e avalie se as condições que ele oferece são melhores que as disponíveis pelo governo através do projeto Desenvolve SP.

Lembre-se, o seu primeiro cliente é o cliente interno, ou seja, os colaboradores. Estes sempre serão importantes para o negócio.

Dicas de gerenciadores financeiros:

Gratuito: Marketup (sebrae)
Pago: Nibo, Quicksbook e Conta Azul.

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@dani_magrini

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