Vivi Arruda

Dormir bem não é sinônimo de dormir demais. A luz do sol e as primeiras horas da manhã são fundamentais para a saúde. O importante é ter um sono restaurador. 

O sono tem uma série de funções e é fundamental para manter nosso organismo funcionando de forma adequada. Assim, ele mantém o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico e restabelece a disposição para fazer as atividades do dia a dia.

Leia mais: Seu corpo é sua morada, o que você tem feito para cuidar bem dele?

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Dormir mal tem uma série de complicações, dentre elas:

 – O aumento do estresse. A falta de um sono reparador também eleva o nível de cortisol. Este hormônio ajuda no aumento da gordura corporal, pois ele é o responsável por mandar uma energia extra para o sangue, em  forma de glicose. O cortisol também é conhecido popularmente como o hormônio do estresse. Quando ele está alterado, o corpo tende a acumular gordura abdominal, além de influenciar no humor e na disposição. E é claro que quando a irritação e a ansiedade tomam conta, a tendência é perder o controle da alimentação. Com isso, a pessoa que não dorme bem pode apresentar sinais de cansaço, ansiedades, compulsões, falta de disposição e até mesmo nervosismo.

 – O desequilíbrio do metabolismo. Poucas horas de sono afetam o metabolismo a ponto de prejudicar a imunidade e a produção de anticorpos. Isso se deve ao fato de que os níveis de prolactina ficam desequilibrados, o que leva a um sistema imunológico enfraquecido. 
Como resultado temos uma dificuldade de concentração e a vontade de comer carboidratos “ruins” durante o dia. Mais uma consequência para a alteração do peso.

 – Dificuldade para ganhar músculos. Quem não dorme bem tem prejuízos na produção do hormônio GH no organismo. A falta dessa substância dificulta o crescimento dos músculos. Além disso, uma pesquisa publicada na revista científica Science Advances mostrou que a falta do sono adequado é capaz de reduzir os níveis de proteínas, ou seja, prejudica os principais responsáveis pela formação da musculatura. 

Leia mais: Entenda como ganhar massa magra de forma correta e eficiente

Concluímos que dormir mal e pouco durante a noite influencia a saúde e contribui para o surgimento de diversas doenças, alterações no sistema imunológico e problemas psicológicos. Ter um sono regulado e de qualidade, respeitar o ciclo circadiano (leia mais em “ O Equilíbrio do Relógio Biológico é fundamental para a saúde) causa impactos positivos na rotina e é um pilar muito importante para um estilo de vida saudável.

Leia mais:

3 passos para o ganho de massa magra rápido e eficiente
Dicas para detox pós-festas
Pare de ver defeitos em seu corpo. Aprenda a ser mais confiante
Como melhorar a imunidade?
Você alcança suas metas?
Transição para um dieta vegetal 
Vamos falar um pouco sobre jejum?
Vida nova no novo ano

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @viviarruda_