Vivi Arruda

É hora de parar de se comparar, aceitar seu corpo e se cuidar.

O mais importante de tudo é olhar para o próprio corpo. Se olhar no espelho e não pensar em padrões de beleza pré estabelecidos. Você deve estar bem consigo mesmo e, sim, buscar mudar algo se tiver infeliz ou mesmo com algum risco para a saúde.

O conhecimento liberta, busque por uma vida mais saudável em uma jornada pelo conhecimento sobre como funciona seu organismo respeitando seu próprio corpo.

 

7 dicas que irão te ajudar neste processo:

1. Interrompa o sentimento de resistência
Compreenda suas individualidades, sua genética e seu corpo.Tudo que resistimos acaba persistindo. Isso significa que, quando olhamos para o corpo com negação e não nos aceitamos, o problema tende a persistir ainda mais. Mude este padrão visual e aceite sua autoimagem.

2. Seja grato
A segunda dica é consequência direta da primeira. Quando você se aceita como é, passa a ser grato pelo que você tem no presente. Assim, agradecer pela oportunidade de emagrecer a partir de hoje, de melhorar sua saúde, pelas coisas boas da vida e por tudo o que é bonito no próprio corpo são formas de se sentir feliz. Quando você se sente grato pelo que tem, fica muito mais fácil de aproveitar o agora, mesmo que você não esteja feliz com seu corpo neste momento fica muito fácil para tomar a decisão de mudar positivamente.

3. Aprecie a jornada
É importante comemorar as pequenas vitórias. Fique feliz que você ganhou disposição, que perdeu algumas medidas ou já emagreceu alguns quilos, mesmo que não esteja no corpo que você sonha. Quando você dá foco no que já conquistou, você faz o percurso ser muito mais agradável e se mantém persistente nas suas metas. Cada degrau que você subir, comemore.

4. Não se culpe
Embora seja importante se responsabilizar pelo corpo que se tem, é muito importante não colocar a culpa nos outros, se vitimizando, e nem mesmo se culpar ou alimentar este sentimento. Essa atitude tem tudo a ver com as anteriores, porque quando você se sente grato pelo que viveu e pelo corpo que tem hoje, você deixa de alimentar o sentimento de arrependimento. Isso acontece quando as pessoas comem algo fora da dieta ou pulam um dia de treino.

É fundamental entender que não se engorda ou tem uma carência nutricional baseada em um dia, uma refeição, ou um evento; o que conta é o dia a dia, o progresso, e não a perfeição e o radicalismo.

Leia mais em “Revertendo gatilhos para um vida saudável “

5. Mantenha-se motivado
É importante motivar a si mesmo para seguir na busca por uma vida e um corpo mais saudável. 
Ter planos de ações e boas estratégias para mudar aos poucos e ir adicionando novos hábitos. 
Além do que planejamento, organização e gestão do tempo ajudam à manter o estímulo e a motivação. Reprograme a mente, mantenha-se positivo e organize seu dia na 1ª hora da manhã.

Leia mais em “Vida saudável: mente reprogramada”

6. Procure apoio e acompanhamento
Muitas pessoas não mudam por medo do desconhecido. Por isso, é fundamental que busque por orientações e informações. Procure por um profissional ou um mentor que já vivenciou e teve experiências para te ensinar, apoiar e dividir com você. Faça parte de grupos, participe de trocas de experiências com outras pessoas que irão te incentivar com seus objetivos. Esta interação contribui muito. Você não precisa passar por um processo sozinho, somos seres sociáveis. Interagindo o caminho ficará muito mais tranquilo.

7. Tenha um motivo
Ter um porquê, uma razão ou seja, um propósito para emagrecer e levar uma vida saudável, é um dos pontos principais para curtir a jornada e não se deixar consumir pelo desânimo. Se você faz tudo isso, você passa a não se julgar, e com isso deixa de lado o sentimento de culpa. 

Você não precisa buscar por um corpo perfeito para se sentir bem. Você precisa se sentir bem e se aceitar para conquistar sua melhor forma.

Leia mais:

12 hábitos que te aproximam de um estilo de vida saudável
Como melhorar a imunidade?
Você alcança suas metas?
Como concretizar seus desejos em 2020?
Transição para um dieta vegetal 
Entenda como ganhar massa magra de forma correta e eficiente
Protocolos de desintoxicação são necessários?
Vamos falar um pouco sobre jejum?
Vida nova no novo ano
Exercício Físico no processo de desintoxicação
Seu corpo é sua morada, o que você tem feito para cuidar dele?

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @viviarruda_