Vivi Arruda

Quando o assunto é boa forma a barriga é, de longe, a campeã das preocupações.
O que a maioria das pessoas não sabem é que diversos fatores diferentes causam “barriga” e para cada um deles existe uma forma correta para “diminuir” esta região.

Conhecendo a sua barriga 

Antes de mais nada, vamos entender o que é a barriga. É nessa região do nosso corpo que estão órgãos como fígado, baço, estômago, intestino grosso e intestino delgado, time que trabalha para realizar com eficiência seu processo digestivo.

À frente dos órgãos fica a parede abdominal, composta pelos músculos oblíquo externo, transverso abdominal, oblíquo interno e reto abdominal. Depois disso, há uma camada de gordura que tem face, tecido conjuntivo e pele. Músculos, órgãos e gordura. Tudo isso é a barriga.

E agora que você aumentou sua consciência corporal, vamos descobrir os tipos mais comuns de barriga e quais atitudes vão te ajudar a perder o volume, melhorar aspecto e até perder gordura dessa região do corpo.

Qual tipo de barriga você tem?

Barriga de má-digestão
Esse tipo de barriga é mais comum do que se imagina.
Você sabia que maus hábitos alimentares como comer rápido demais ou consumo excessivo de açúcar, gorduras, embutidos, laticínios e uma dieta pobre em fibras fazem com que seu intestino fique cheio de gases?

Muitas pessoas têm a gordura corporal em nível adequado, mas o intestino não funciona bem o que provoca aquela desconfortável sensação de inchaço. Por isso é importante ter uma alimentação equilibrada para ter uma digestão saudável de modo que o intestino consiga eliminar todos os excessos.

Barriga por fraqueza nos músculos abdominais
Esse tipo de barriga também é muito comum. Você treina, a gordura está em nível adequado, mas a barriga continua estufada. Pois bem isso, pode ocorrer por má-postura e pela fraqueza na musculatura abdominal. Nesse caso você precisa trabalhar a parede abdominal. O músculo fraco (hipotônico) não tem força pra sustentar os órgãos. Ótima alternativa são os exercícios Hipopressivos e método LPF.

Barriga de diástase (distensão ou ruptura abdominal )
A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, causando um volume e flacidez na região da barriga.

É como se o músculo abrisse ao meio e a barriga sobressai para frente.

Alguns métodos inclusive o LPF que tenho formação oferece ótimos resultados caso a diástase não seja cirúrgica.

Barriga por má postura
Esse tipo de barriga é causado geralmente por um problema comportamental ou ortopédico, sendo a primeira causa muito mais comum.

Passar a maior parte do dia sentada(o), uso excessivo de salto alto ou uma musculatura fraca na região do abdome e costas, podem te levar a impor ao seu corpo um padrão postural errado e, com isso, acabar projetando sua barriga para frente.

Fatores emocionais e psicológicos também podem te levar a ter uma postura ruim. Depressão, excesso de timidez e outros fatores podem trazer consigo uma linguagem corporal que altere sua postura.

Lembre-se sempre que a falta de alongamento também vai te deixar com uma postura ruim. As pessoas costumam subestimar os benefícios dos exercícios de alongamento e flexibilidade, o que é um grande erro. Alongue-se com frequência e regularidade e você vai ver como sua barriga vai melhorar.

Além de passar por uma análise postural, comportamental e através da ginástica corretiva resolver com eficiência este caso.

Barriga com excesso de gordura abdominal
Esse tipo de barriga é muito comum hoje em dia porque maus hábitos alimentares somados a um estilo de vida sedentário causam muito acúmulo de gordura abdominal.

É válido lembrar: ao contrário do que muita gente imagina, não adianta fazer um monte de abdominais para queimar a gordura da barriga. O abdominal trabalha a parte muscular, que é muito adequada e benéfica para casos de barriga por fraqueza na musculatura abdominal, mas pro caso de gordura abdominal são diversos fatores como: sono reparador para ajuste hormonal é um deles, os treinos corretos também e outras estratégias.

Mas através da nutrição eficiente sabemos que bioativos, alguns alimentos, potencializam a perda de gordura. Alimentos com ação adrenérgica e termogênica que agem no tecido adiposo, promovendo a lipólise, ou seja quebrando a gordura.

Além disso um outro mecanismo que dificulta muito a perda de gordura é a inflamação e por isso eu sempre uso nas minhas receitas de shots, chás e sucos, alimentos com potente ação anti inflamatória que potencializam a perda de gordura como a cúrcuma.

Portanto para perder barriga e ter uma abdômen bonito, sarado e um corpo saudável é preciso observar pilares básicos; aprender à se alimentar muito bem e ter um processo digestório saudável. Trabalhar o sistema cardiovascular pra queimar tudo o que está sobrando aliados aos treinamentos de força. Ter um sono reparador, melhorar sua autoestima, ter consciência postural.

E o diferencial para de fato tornar o processo muito mais eficiente é procurar por métodos e estratégias acompanhados de um profissional capacitado.

Leia mais:

3 passos para o ganho de massa magra rápido e eficiente
Dicas para detox pós-festas
Pare de ver defeitos em seu corpo. Aprenda a ser mais confiante
Como melhorar a imunidade?
Você alcança suas metas?
Como concretizar seus desejos em 2020?
Transição para um dieta vegetal 
Entenda como ganhar massa magra de forma correta e eficiente
Vamos falar um pouco sobre jejum?
Vida nova no novo ano

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @viviarruda_