Vivi Arruda

Você já parou para pensar que o seu corpo é a sua casa?

E que ele reflete todas as emoções e sensações que te acompanham durante o dia? E que sua postura física pode interferir muito na sua qualidade de vida?

Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.

“Temos que aprender a usar apenas a energia necessária para nos movermos ou ficarmos parados, tudo em equilíbrio – nem mais nem menos”, resume Ana Rosa Brocca – Terapeuta da Técnica Eutonia. 

A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza o sistema musculoesquelético. A alteração da postura pode causar várias implicações. Segundo um artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, uma das grandes preocupações atuais é o alinhamento postural no cotidiano das pessoas, de forma a organizar as atividades rotineiras e adequar o estilo de vida.

Uma boa postura não é um ponto positivo somente pra nossa saúde, mas também para a nossa estética!

Seu corpo em sua melhor postura favorece a harmonia dos músculos e curvas aparentando um corpo mais bonito e saudável.

Quando atingimos a postura correta evitamos que os músculos se contraiam e isso favorece nossa oxigenação também.

Manter uma postura adequada durante as atividades cotidianas é fundamental. Não só ajudando à prevenir dores, como também evita que esses problemas se intensifiquem .

“A postura correta é a posição na qual mínimo estresse é aplicado em cada articulação. De certo, a postura ereta é a postura em pé normal dos humanos. Se esta postura for correta, uma atividade muscular mínima mantém essa posição. […] Qualquer posição que aumenta o estresse sobre as articulações pode ser denominada postura defeituosa.” Magee – escritor e fisioterapeuta musculoesquelético 

Agora vamos pensar na relação que existe entre corpo e mente…

Alguns problemas emocionais como, por exemplo, depressão, ansiedade e estresse, podem estar associados às alterações posturais, que são adquiridas involuntariamente para proteger-se, sustentar-se ou defender-se de algo.

Se a mente afeta o bom funcionamento do corpo, o contrário também é verdade. Por isso, uma boa postura tem um efeito tão forte sobre a forma como encaramos o mundo e como os pensamentos começam a mudar com esses hábitos. Sabendo disso, precisamos olhar o nosso corpo de uma nova forma. Cada problema que o seu físico apresenta pode ser corrigido para que mentalmente você também se fortaleça. E um desses problemas mais comuns hoje em dia é a má postura.

“Uma postura errada pode provocar tensão, dificultar a mobilidade dos músculos, e consequentemente, provocar dores e desconforto”, Maria Cristina – Educadora Física, Especialista em Saúde Postural.

De acordo com análises e estudos científicos, a prática esportiva pode contribuir na prevenção e reabilitação de uma boa postura. O treinamento visando o fortalecimento dos músculos estabilizadores lombares e abdominais (região do core) é essencial neste contexto.

Artigos afirmam, que a preparação física, desde que orientada adequadamente, pode agir de forma eficaz em síndromes dolorosas na coluna, uma vez que ela proporciona melhora significativa da postura, através de programas de força.

Sendo assim a prática esportiva é uma das melhores opções para contribuir na prevenção e reabilitação dos problemas posturais. Proporcionando mais saúde física e mental além de uma corpo mais harmonioso, delineado e proporcional.

A saúde precisa ser integral, e para isso não podemos desconsiderar o elo entre a saúde: física, emocional e mental.

“Mente sã corpo são”
Poeta romano Juvenal

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @vi.vi.arruda

Leia mais:

Transição para uma dieta vegetal
Vida saudável: mente reprogramada 
Vamos falar um pouco sobre jejum?
Vida nova no novo ano
Exercício Físico no processo de desintoxicação
Com qual combustível você abastece seu corpo?
O vínculo entre emoção e alimentação
Seu corpo é sua morada, o que você tem feito para cuidar dele?