Sabrina Galli

Sempre que me proponho a explicar sobre algum assunto, sinto-me encantada com as possibilidades de evolução que um tema aparentemente simples pode oferecer. Se nos permitirmos, os questionamentos vão desenrolando um fio, e basta segui-lo com espírito inquisitivo para que uma janela se abra e apresente uma série de outros assuntos interessantes.

Desta vez, a intenção era de falar sobre um uso diferente do capim-cidreira, e dar algumas dicas interessantes para usá-lo em casa, especialmente em pratos salgados. Mas perguntas começaram a pipocar, e achei por bem respondê-las antes de seguir em frente.

Você já viu um pé de capim cidreira? Sabe diferenciá-lo de um pé de citronela? Prefere chá de erva-cidreira ou de capim-cidreira? Já tomou em algum barzinho caipirinha com capim-santo, ou já comeu em algum café um brigadeiro de capim-limão? Pois bem. Vamos por partes.

Existem 4 plantas diferentes que, no Brasil, recebem o nome de “cidreira”. Essas plantas tem alguns óleos essenciais em comum, o que faz com que tenham aromas parecidos. Esses óleos tem notas de frutas cítricas, como limão, laranja, cidra… daí o nome “cidreira”.

Cada uma dessas plantas por si só já renderia muita pesquisa e assunto, mas vamos dar as linhas gerais sobre cada uma delas.

Melissa officinalis /Wikipedia

A Melissa officinalis, popularmente conhecida como melissa, ou erva-cidreira verdadeira, tem uma folha bastante parecida com a do hortelã, mas que são facilmente diferenciadas pelo aroma (o do hortelã é bem marcante). É nativa da Ásia e da Europa.

Lippia alba/ Wikipedia

Outra planta também conhecida como erva-cidreira é a Lippia alba, um tipo de arbusto com galhos mais longos, folhas peludinhas, e pequenas flores cor-de-rosa. Essa sim, é nativa da América do Sul, e também é chamada de erva-cidreira do campo, ou erva-cidreira brasileira.

Aloysia triphylla / Wikipedia

Outra erva-cidreira nativa da América do Sul é a Aloysia triphylla, também conhecida como erva-luisa ou cidrão. Ela possui folhas mais finas, espalhadas em um arbusto grande e ramificado, e é muito comum no sul do Brasil.

Cymbopogon citratus/ Wikipedia

E por fim temos o arbusto de nome científico Cymbopogon citratus, popularmente conhecido como capim-cidreira, capim-limão ou capim-santo. Essa planta medicinal é nativa da Índia, chegou no Brasil na década de 1930 e começou a ser cultivada no estado de São Paulo. Ao encontrar semelhanças climáticas com sua terra de origem, acabou se aclimatando muito bem e se espalhou por todo o Brasil. Essa touceira aromática costuma crescer rapidamente quando em solo rico, clima quente e úmido, e é mais conhecida por suas folhas verdinhas e alongadas. Ah! E os sachês de chá de cidreira que compramos em supermercados são feitos com ela, também.

E aproveitando o assunto “chá”, cabe aqui um esclarecimento importante: de acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Michaelis, a palavra “chá” se refere à planta Camellia sinensis, ou à bebida quente feita com ela, por meio da infusão de suas folhas. Os tipos de chás feitos a partir dessa planta variam de acordo com uma série de fatores: como a planta foi cultivada, como as folhas foram colhidas, tratadas e depois acondicionadas, etc. Os chás branco, preto e verde são alguns deles, por exemplo. Por extensão, no Brasil usamos popularmente a palavra “chá” para nos referir a infusões feitas com outros ingredientes, como raízes, flores, folhas, frutos, ervas, cascas, sementes, etc. Daí “chá de canela”, “chá de casca de laranja”, “chá de capim cidreira”, e por aí vai.

Cymbopogon nardus / Wikipedia

E sobre a diferença entre o capim-cidreira (Cymbopogon citratus) e a citronela? A citronela é uma planta do mesmo gênero do capim-cidreira (Cymbopogon nardus, Cymbopogon winteranius), também nativa da Índia, e visualmente é bastante fácil confundir os dois arbustos. Apesar das folhas da citronela serem mais largas, e seus talos serem mais arroxeados, o jeito mais simples de diferenciá-las é realmente torcer uma folha e sentir o aroma: se você já conhece o capim-cidreira, não tem como errar. A citronela tem um aroma que lembra o eucalipto, enquanto a cidreira tem um aroma mais cítrico.

Para finalizar, tente identificar qual das cidreiras você já conhecia, plante sua preferida em casa e pesquise sobre seus inúmeros benefícios.

No próximo artigo, volto para falar sobre o uso do capim-cidreira na cozinha. 

E por hora é só!

Leia mais:

Obrigada, Berenice!
O “Bendito” Molho Caesar
Molho Pesto perfeito!
Risotto – com detalhes e sem mistério!
Como fazer o bacalhau perfeito
Me ensina a fazer queijo?
Assim de farinha está bom?

 

FB

Fontes:

MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/ >. Acesso em: 09 abr 2019.

CUNHA, E.S. et al. Adubação orgânica e teores de nutrientes no capim-limão. Revista da Biologia, v.9, n.3, p. 1-5, 2012.

Globo Rural. Especialista em ervas medicinais explica diferença entre melissa e erva cidreira. Disponível em < https://globoplay.globo.com/v/3567947/ >. Acessado em 16 abr 2019.

MATHIAS J., FABRI, E. G. Capim-limão. Disponível em < http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,ERT297837-18291,00.html >. Acessado em 15 abr 2019.

MATHIAS, J. e MAGALHÃES, P. M. de. Como plantar citronela. Disponível em < https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/05/como-plantar-citronela.html >. Acessado em 15 abr 2019.