Michele Teixeira – Life Coach e Psicóloga

Pois é, o corpo e a mente estão totalmente conectados! E o estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras no físico, especialmente por meio de problemas de saúde, o que damos o nome de “doenças psicossomáticas”. O maior desafio para se diagnosticar uma doença psicossomática é o fato de que a pessoa não possui consciência de que sua doença está sendo causada por seus próprios sentimentos.

Sabe aquela dor de cabeça que não te abandona? É, muito provável que ela esteja relacionada com conflitos, que por sua complexidade você prefere negar.

E aquela queda de cabelo excessiva? E as dermatites? Alergias? Aquela gastrite ou problemas intestinais? Tem a famosa pressão arterial descontrolada! Isso pode ser reflexo de uma saúde emocional fragilizada.

Com o psicológico abalado, o corpo responde para se proteger do estresse ou mostrar que está na hora de cuidar de você. Nossos desejos inconscientes de proteção, quando não encontram vazão na nossa consciência, permanecem em forma de conflito mal resolvido no inconsciente e emitem sinais ao nosso corpo, até que sejamos capazes de resolver conscientemente. Ou seja, as doenças estão nos mostrando questões internas mal resolvidas, tais como: ansiedade, medo, rancor, traumas não superados, emoções em deficiência ou excesso, resistência às mudanças, padrões limitantes de comportamento, raiva, falta de autoestima, questões profissionais, dificuldade para reconhecer seus sentimentos, dentre outros.

Sendo assim, cuidar do corpo, é também, cuidar da mente. Algumas medidas simples e naturais também podem ajudar: tomar chás calmantes, tirar férias para descansar a mente, procurar resolver um problema de cada vez. Escutar música. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, yoga, andar de bicicleta.

Em alguns casos é necessário intervenção medicamentosa como analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivo, prescritos por um médico. Neste processo é de fundamental importância o acompanhamento psicológico, para se olhar as causas e aprender a como lidar com as emoções.

Que tal olhar pra você? Se cuidar mais, se cobrar menos! Cuide de seus sentimentos, cuide da sua mente!! Lembre-se: o que não vira palavra, vira sintoma. Cuide de você!

Leia mais:

Bem-vinda, Primavera!
Setembro amarelo: a importância da saúde mental
Entenda o que é a Síndrome de Burnout 
Todo excesso esconde uma falta
O sentimento de raiva é um problema para você?
Ser mãe!
Desejo-te uma feliz Páscoa!
Como lidar com as notícias de tragédias?
Depressão não é tristeza, vamos conversar?
Quando eu mudo, tudo muda!
Quais são seus sonhos, planos e metas para 2019?

 

16 99607 3517

FB