Vivi Arruda

A mente é teológica e funciona através de objetivos. A maior razão da existência humana é a realização de metas e desejos.

Se tem uma coisa que as pessoas gostam de fazer no final do ano é de criar listas, escrever resoluções, rascunhar planos e definir objetivos.

É como se tivéssemos mais um chance de realizar os projetos que ficaram de lado. E é justamente isso, a maravilhosa oportunidade de recomeçar. Por isso, cada linha no papel se torna um novo desejo para a vida pessoal, profissional, familiar e financeira.

Leia mais: Vida nova no novo ano

Seja qual forem estes desejos, emagrecer, melhorar sua saúde, mudar de emprego, casar, ter filhos, viajar, esta é a época perfeita para ousar nos sonhos.

Dessa maneira, ter um ou mais objetivos motivam as pessoas buscarem por transformações e realizações no novo ciclo que iniciará.

Fazer metas para um novo ano é uma excelente ferramenta não só de prospecção e estímulo, mas também de autoconhecimento. Isso porque o método de traçar metas permite que você reveja suas atitudes passadas e as corrija no futuro, caso for necessário.

Todos nós temos desejos, metas e objetivos. Somos movidos por eles o tempo todo na jornada de evolução.

Mas na vida à medida que você luta para conquista-los surgem obstáculos, problemas,frustrações e algumas horas parece que essa jornada para o sucesso não vai se concretizar.

É justamente por isso que boa parte das pessoas desistem no meio do caminho.

Iniciam um projeto super motivadas, desejam emagrecer, melhorar a saúde, investir no trabalho, fazer um curso, fazer um investimento e não persistem.

É natural que isso aconteça, se não tivermos competência para perseverar.

É muito importante ser um bom estrategista, além de pontuar suas metas e desejos, tendo um plano concreto e eficiente para não desistir diante dos oponentes que irão surgir.

Me baseio em uma metodologia de coaching que denomina 3 tipos de oponentes que podem atrapalhar os planos para a realização dos nossos desejos:

✔Oponente externo; a situação financeira, a procrastinação, a influência dos amigos, os eventos sociais, catástrofes, acidentes, falta de competência, problemas de saúde. Por exemplo: você tem foco na dieta está sem consumir bebida alcoólica, mas seus amigos te convidam pra sair pra comer e beber.

✔Oponente íntimo; medo em geral, medo de mudanças, medo de fracassar, insegurança, dúvidas, baixa autoestima, crenças , limitações pessoais. Por exemplo: tem medo de não conseguir e por isso desiste no 1º obstáculo.

✔Oponente externo; família, marido, esposa, filhos, pais, seio familiar. Por exemplo: sua família critica seus novos hábitos e isso acaba te desencorajando à persistir neles.

Para que os desejos não sejam interrompidos, o plano de ação precisa ser concreto e é necessário um fonte de conhecimentos e informações, além da perseverança que é fundamental.

A persistência é uma ideia firme e constante de algo que se pretende fazer, mesmo na presença de incômodos, dificuldades e oponentes.

Persistir é uma virtude essencial para o sucesso, pois fortalece a vontade e a atitude diante das adversidades. 

Ser persistente não é uma tarefa fácil, é normal encontrar obstáculos e querer desistir. Entretanto se persistirmos e mantermos os objetivos sempre no foco e mesmo com dificuldades ou enfrentando obstáculos que poderiam se tornar intransponíveis, resistirmos e continuarmos, podemos atingir a realização dos desejos almejados.

Após a realização é imprescindível que mantenha o comprometimento para que o próximo passo seja a concretização de fato dos seus propósitos de vida. Que faz com que não exista acomodação e sim motivação e energia para continuar realizando e indo em busca de sonhos ainda maiores.
 
Com a proximidade do encerramento do ano e o início de um novo ciclo, surge a oportunidade de avaliar nossa capacidade de nascer e renascer. Portanto trace metas, sonhe, aproveite o ensejo desta magia de final de ano. 

É valioso termos metas se quisermos evoluir. Um homem sem objetivo é um barco em alto mar sem uma bússola. Sem destino, navega de um lado para o outro sem chegar a lugar nenhum, porque não tem uma direção. Um objetivo é uma direção. O importante é ter um caminho a seguir.

Tenha essência e finalidades e percorra este caminho em busca dos seus sonhos

Tenha certeza que agora, é o melhor momento!

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @vi.vi.arruda

Leia mais:

Entenda como ganhar massa magra de forma correta e eficiente
Protocolos de desintoxicação são necessários?
Vida saudável: mente reprogramada 
Vamos falar um pouco sobre jejum?
Vida nova no novo ano
Exercício Físico no processo de desintoxicação
O vínculo entre emoção e alimentação
Seu corpo é sua morada, o que você tem feito para cuidar dele?