Michele Teixeira – Life Coach e Psicóloga

A quase quatro meses estamos em uma pandemia (COVID 19), vivenciando um período atípico, com situações de incerteza e instabilidades na organização familiar, reabertura ou não de comércios, escolas, empresas, mudanças nas rotinas de trabalho, atividades e lazer. E como estão nossas emoções?

Fragilizadas. Muitas pessoas estão ansiosas, angustiadas, amarguradas e amedrontadas. Por quê?

Em uma pandemia, lidamos com o medo do incerto, ou seja, com algo que foge do nosso controle e que nos faz criar também várias situações ilusórias, sabe aqueles “e se”, nos fixando em algo que ainda nem aconteceu e que muitas vezes nem vai acontecer. Essas incertezas refletem diretamente no cotidiano e na saúde mental, pois, o medo aumenta os níveis de ansiedade e estresse, limitando a nossa qualidade de vida.

Penso que o aprendizado tem sido para todos. Vemos, revemos, reorganizamos. Porém, não sabemos até onde e quando tudo isso vai e, precisamos viver e conviver de maneira proveitosa e sadia.

A capacidade de aceitar as adversidades e vivenciar esse momento de maneira consciente e adequada em vez de negá-lo é o que vai diferenciar uma pessoa que passa por um momento difícil e consegue extrair algo positivo, daquela que apenas atravessa a tempestade. Ou seja, aceite o momento em que estamos passando e busque por prioridades no seu dia, por descobrir ou reaprender coisas que lhe sejam prazerosas. Encare os desafios, redescubra-se. São tempos de descobertas, reflexões, aprendizados e mudança de atitudes.

Usemos nossa inteligência emocional, a nosso favor. Pois ela preservará nossos sentimentos, como a tranquilidade, o amor, a alegria, colaborando para uma boa imunidade, de forma que aprenderemos com as dificuldades, e, consequentemente buscaremos por novas ações.

Leia mais:

Dia das mães
Coronavírus e a nossa saúde emocional
O que é empatia, na prática?
Você sabe lidar com os previstos da vida?
Volta às aulas: como lidar com a rotina escolar
Bem-vindo 2020!
E chegou dezembro!
Bem-vinda, Primavera!
Setembro amarelo: a importância da saúde mental
Entenda o que é a Síndrome de Burnout 
Todo excesso esconde uma falta

 

16 99607 3517

FB