Michele Teixeira – Life Coach e Psicóloga

Esta semana muitas crianças retomam suas rotinas escolares. O ano letivo está oficialmente de volta. É hora ter e criar a oportunidade de aprender e se desenvolver muito mais. O principal para os pais é ter a segurança de que estão deixando seus filhos em um bom lugar e com pessoas de confiança. É importante passar essa confiança ao seu filho e conversar, mostrando a importância dos professores, dos novos amiguinhos que irá fazer e do ambiente que está sendo inserido.

Então vamos com algumas dicas para esse retorno ser mais tranquilo?

 – Nesta primeira semana, vários sentimentos confundem os pequenos. É a expectativa de enfrentar o novo, aprender coisas novas e rever os amigos misturado com desânimo de retomar à rotina. Essa mudança traz insegurança, medo, frustração, irritação, muitas vezes traduzidos pelo choro. Embora seja difícil ver tudo isso acontecer, pense que aprender a lidar com essas emoções é uma etapa importante do desenvolvimento. O choro não deve ser ignorado. Acolher esse choro é extremamente importante e fale novamente o quanto vai ser legal estar naquele ambiente escolar. É difícil para a criança e para você, mas é necessário firmeza. Sem esquecer que ela precisará muito do seu colo e da sua paciência.

– Providencie o material escolar com antecedência e organize a mochila com a criança. Deixe a criança levar um brinquedo, ou algo de sua preferência que represente uma conexão entre ela e a sua casa. Isso gera segurança.

– Incentive-o a entrar na sala de aula sozinho.

– Após as aulas, converse com os pequenos sobre o dia. Faça perguntas do tipo: “O que mais gostou?”; “Com qual amiguinho mais brincou?”; “Aconteceu algo que você achou que não foi legal?” Respeite o momento e a fala da criança e ressalte os pontos positivos do dia.

Não é somente o seu filho que precisará passar por adaptação. Você também terá uma fase de integração com os novos pais e professores – procure estabelecer esse vínculo logo no início. Um bate papo com os educadores que ficarão responsável com seu pequeno é bastante indicado, pois desta maneira vocês criam proximidades.

Lembre-se: Fique bem que seu pequeno fica bem. Bom retorno escolar!!!

Leia mais:

Bem-vindo 2020!
E chegou dezembro!
Somatização: quando a boca cala, o corpo fala
Bem-vinda, Primavera!
Setembro amarelo: a importância da saúde mental
Entenda o que é a Síndrome de Burnout 
Todo excesso esconde uma falta
O sentimento de raiva é um problema para você?
Ser mãe!
Como lidar com as notícias de tragédias?
Depressão não é tristeza, vamos conversar?

 

 

16 99607 3517

FB