Pixabay
Michele Teixeira – Life Coach e Psicóloga

“E se os imprevistos lhe roubam o chão, abra as asas.”

(Autor desconhecido)

Você está preparado para lidar com os imprevistos? Como você reage quando algo acontece que não está no seu planejamento?

Todos nós já tivemos e passamos por alguns imprevistos. E, será que sempre estamos preparados para lidar com eles da melhor maneira?

Os imprevistos fazem parte da nossa vida e do cotidiano. Temos que nos atentar ao que está sob nosso alcance e o que podemos fazer para colaborar com a resolução do problema.

A nossa necessidade exagerada de pensar que temos tudo sob controle, faz com que muitas vezes não saibamos como reagir quando, de repente, acontece algo que não esperávamos. Lidar com o imprevisto é um grande desafio!

Leia maisSomatização: Quando a boca cala, o corpo fala

Para pessoas mais flexíveis, os imprevistos chegam a ser encarados como desafios; por isso, respondem com grande capacidade de se adaptar à nova situação, buscando soluções. No entanto, para aquelas pessoas que têm maior necessidade de controle, qualquer imprevisto é desagradável e gera sentimentos negativos.

A primeira dica é: não aja ou reaja de maneira impulsiva. Não se deixe levar pelo impulso do momento. Pare, respire e reflita sobre as emoções que este acontecimento lhe causa.

Em seguida, pergunte a si mesmo, “Qual ou quais opções que eu tenho para…”, isso faz com que você foque na solução e não somente no problema.

Outra dica é: ao planejar seu dia, sua rotina de atividades, deixe um “tempo extra” para aquelas que são mais importantes, ou que exijam um prazo para entrega.

Leia maisEntenda o poder dos nossos pensamentos

Nem sempre um imprevisto afasta você de alcançar aquilo que deseja ou que foi planejado, por isso, não se culpe e fique atendo as oportunidades que este momento lhe gerou e procure sempre ter um olhar positivo do acontecimento. Siga em frente!

Repensar sua postura diante dos imprevistos da vida não deixa de ser uma forma de aumentar seu autoconhecimento, trabalhar sua flexibilidade e sua resiliência.

Leia mais:

Volta às aulas: como lidar com a rotina escolar
Bem-vindo 2020!
E chegou dezembro!
Bem-vinda, Primavera!
Setembro amarelo: a importância da saúde mental
Entenda o que é a Síndrome de Burnout 
Todo excesso esconde uma falta
O sentimento de raiva é um problema para você?
Ser mãe!
Como lidar com as notícias de tragédias?

 

16 99607 3517

FB