Sabrina Galli

No artigo anterior, conversamos sobre as diferentes cidreiras existentes no Brasil, definimos o que é chá, explicamos sobre a citronela. E como prometido, voltei para falar sobre o uso do capim-cidreira na cozinha.

Aqui no Brasil, costumamos usar apenas as folhas do capim-cidreira, e quase sempre em bebidas. As folhas torcidas ou socadas são regadas com água quente e deixadas em infusão, para se fazer um chá quentinho. As mesmas folhas podem ser usadas para se fazer suco: é só batê-las com limão, água e açúcar no liquidificador, e coar antes de servir. Elas também costumam entrar na composição de caipirinhas e outros drinks, misturadas com frutas (como limão, lichia, abacaxi, caju), temperos (como gengibre, pimenta), ou o que mais a criatividade permitir. Menos comumente, as folhas ainda podem aparecer em algumas receitas doces, como brigadeiro, sorvete, bolo e mousse.

Leia mais: Ervas cidreiras: você sabe a diferença? 

Talo recém colhido

Mas você já pensou em usar o talo do capim-cidreira? E em receitas salgadas?

Pois é!

E essa não é nenhuma novidade. Na cozinha do sudeste asiático, o capim cidreira é largamente utilizado, e seus talos aromatizam desde sopas e caldos, até receitas de carnes, aves e peixes.

Países com Malásia, Vietnã e Indonésia utilizam o capim-cidreira como um dos ingredientes mais comuns.

Na Tailândia, o capim-cidreira é largamente utilizado na culinária. Na tom yam, uma sopa bastante tradicional, por exemplo, o talo é amassado e fervido com outros ingredientes para criar a base de sabor do prato. Para fazer pastas de curry, é um ingrediente essencial, além de outros como alho, galanga (que lembra nosso gengibre), cebola, pimentas, raiz de coentro e pasta de camarão.

Se essa última lista de ingredientes soou muito estranha, saiba que eleger o capim-cidreira entre um dos temperos mais comuns da sua cozinha não precisa ser tão difícil.

talo limpo (sem a base, as folhas e as camadas externas)

Para usar, basta cortar o talo 1 ou 2cm acima da raiz, e 1 ou 2cm abaixo de onde as folhas começam a sair, e retirar as camadas externas mais fibrosas. O bulbo é levemente adocicado e cítrico. Quando for fazer arroz branco para servir com carnes, frangos e/ou legumes, você pode amassar um talo com as costas de uma faca (assim, machucado, ele libera sabor e aroma mais facilmente) e colocá-lo para cozinhar junto com o arroz. Antes de servir o arroz, despreze o capim-cidreira, que já terá feito seu trabalho.

Quando os talos estão jovens, a porção mais próxima à base do talo pode ser consumida em saladas, fatiada em rodelinhas finas. Ou pode ser batida com outros ingredientes para fazer uma base de tempero (dê uma olhadinha na receita logo abaixo).

Fica aqui uma rápida dica de prato para um almoço com inspiração tailandesa. As quantidades são aproximadas, você pode mudá-las conforme seu gosto:

FRANGO AO COCO E CAPIM LIMÃO

Ingredientes

1 colh (sopa) de talo de capim-cidreira em rodelas finas
1 colh (sopa) gengibre picado
1 pimenta dedo-de-moça picada (se quiser menos ardência, tire as sementes)
2 dentes de alho picado
¼ xíc. cebola picada
2 filés de peito de frango (ou 3 sobrecoxas desossadas) cortados em cubos de 2 ou 3cm
Sal
250ml leite de coco
Raspas de 1 limão

Modo de fazer

Em um almofariz, coloque o talo de capim cidreira e o gengibre e soque bem até obter uma pasta. Adicione a dedo-de-moça, e pile mais um pouco. Adicione o alho, pile até obter uma pasta, e por último coloque a cebola, e pile tudo mais um pouco. Esse processo também pode ser feito em um mini-processador (adicione um pouco de água ou de leite de coco se necessário). Ou os itens podem ser muito bem picados à faca, sempre começando do mais firme e fibroso (o capim cidreira) e deixando aquele que irá soltar mais água por último (no caso, a cebola).

Aqueça o óleo e refogue essa pasta por um ou dois minutos, acrescente o frango (previamente temperado com sal) e refogue até que a carne esteja cozida.

Finalize com o leite de coco e as raspas de limão, e acerte o sal se for preciso.

Sirva com arroz branco e vagens salteadas em um fio de óleo.

Leia mais:

Obrigada, Berenice!
O “Bendito” Molho Caesar
Molho Pesto perfeito!
Risotto – com detalhes e sem mistério!
Como fazer o bacalhau perfeito
Me ensina a fazer queijo?
Assim de farinha está bom?

 

FB

Insta: @binagalli