Michele Teixeira – Life Coach e Psicóloga

Aproveite os descontos! Preços imperdíveis! Essa é a sua grande oportunidade!

Em época de Black Friday “o espírito de compra” domina as propagandas e os desejos das pessoas. Nessa época, somos expostos a propagandas muito chamativas, descontos “imperdíveis” e isso desperta o interesse em comprar e adquirir determinado produto.

É fato que uma boa promoção pode trazer aquele bem tão desejado ainda mais rápido, porém é preciso ter cuidado para não cair na cilada de comprar apenas por impulso. De acordo com estudo, seis a cada dez consumidores aproveitam a oferta para fazer compras por impulso.

“Não fique de fora”, “Última Peça”, “Só Hoje”.  Algumas destas ferramentas usadas pelo comércio para estimular o consumo, aumentam o medo de ficar de fora entre os consumidores, de perder a oportunidade. E estar fora do grupo provoca um sentimento de exclusão. Gerando ansiedade e um sentimento irresistível de compra. Este receio é acionado por gatilhos mentais, tais como: Urgência (tempo limitado para aproveitar os descontos). Escassez (aumento anormal da procura pelos produtos). Exclusividade (ofertas únicas, que acontecem muito raramente).

Evite o cartão de crédito. Se a ideia é não gastar ou gastar pouco, prefira pagar com dinheiro. O pagamento parcelado, no cartão, ou no boleto, reduz a culpa da dor do pagamento. Não estamos vendo a carteira ficar vazia e isto nos dá uma falsa segurança que nos leva a gastar mais.

Estipule um valor máximo de compras por mês. Pensar melhor sobre as atitudes que tomamos é sempre uma boa solução para todas as áreas da nossa vida. 

Além disso, a necessidade de realizar a compra muitas vezes é um reflexo do emocional, ou seja, a pessoa age impulsivamente para suprir um vazio, problemas de insegurança e autoestima.

Nesses casos, a compra promove um sentimento de satisfação imediata, porém não supre o vazio e logo em seguida vem a frustração e infelicidade.

Ter consciência do seu estado emocional é muito importante. Precisamos diferenciar o que é uma necessidade do que é apenas um desejo de momento. “Por que estou indo às compras?” Realmente tenho necessidade desse produto? Quão boa é realmente esta oportunidade? Tenho margem financeira para gastar este dinheiro?  Essas perguntas, fornecem a informação suficiente para que cada um possa estabelecer relação entre os prós e os contras, e tome uma decisão mais sensata.       

Leia mais:

Ansiedade infantil: sintomas e tratamento
Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução
Chegou o inverno…
Coronavírus e a nossa saúde emocional
O que é empatia, na prática?
Você sabe lidar com os previstos da vida?
Volta às aulas: como lidar com a rotina escolar
Bem-vindo 2020!
E chegou dezembro!
Bem-vinda, Primavera!
Setembro amarelo: a importância da saúde mental

 

16 99607 3517
FB
@mi_teixeira