Vivi Arruda

Estes Gatilhos estão relacionados às questões comportamentais, emocionais, mentais, de organização e planejamento.

A emoção é um dos sabotadores mais comuns de um estilo de vida saudável e equilibrado.

Qualquer sentimento, seja tristeza, raiva, ansiedade, nervoso, frustração, estresse, preocupação ou medo, acionam gatilhos mentais que incentivam a busca por alívio, prazer ou recompensa com a comida ou que fazem desistir da rotina saudável que você tinha proposto seguir.

Portanto o 1º gatilho positivo é fazer as pazes com a comida.

Os alimentos são para nutrição do corpo e não alicerces das emoções. Leia mais “O vínculo entre emoção e alimentação”.

É fundamental entender que não se engorda ou tem uma carência nutricional baseada em um dia, uma refeição, ou um evento; o que conta é o dia a dia, o progresso, e não a perfeição e o radicalismo.

Teve alguma recaída, escorregada? Comeu algo que fazia parte de uma lista de alimentos considerados ruins?

Evite o julgamento e as punições e recomece. Volte a sua rotina sem culpas. É sempre importante olhar para o processo como um todo e não somente situações isoladas.

Você está evoluindo, tendo resultados e se em algum momento houver um lapso, entenda que faz parte e não desista. É seu direito tentar de novo quantas vezes for preciso.

Esqueça dietas restritivas, com ausência de macronutrientes.

Está mais que comprovado que dietas severas são desaconselháveis. Sabemos que comer com equilíbrio, com atenção plena, com a intenção de nutrir entendendo o funcionamento do organismo contribuem para a melhora de comportamentos relacionados à alimentação, sem necessidade de regras e dietas.

Evite a comparação. Com a internet, as pessoas tendem a adotar com mais frequência a mania de comparação, principalmente as mulheres que acompanham blogueiras fitness no Instagram.
Não se baseie em conselhos e dicas de influenciadores sem formação profissional das redes sociais.

Cada pessoa tem suas individualidades, características, genéticas e para seguir algo relacionado à alimentação e prática de atividade física é imprescindível passar por um profissional da área e por vezes por uma Anamnese.

Outro gatilho positivo é estabelecer compromissos. Faça parte de grupos participe de trocas de experiências com outras pessoas que irão te incentivar neste estilo de vida.

Procure por um mentor que já vivenciou e teve experiências para apoiar e dividir com você. Esta interação contribui muito. Você não precisa passar por um processo sozinho, somos seres sociáveis. Interagindo o percurso ficará muito mais tranquilo.

E por último tão importante quanto todos citados acima o planejamento, a organização e gestão do tempo são gatilhos positivos para qualquer objetivo que você busca seja emagrecer, ganhar massa magra, melhorar sua saúde. 

Faça um cheklist, anote seus planos de ações para o dia. Estabeleça prioridades e tenha boas estratégias para o que você tem mais dificuldade. 

Uma vez que você priorizou tudo, sabe o que tem que fazer primeiro, fica mais fácil cumprir com o que planejou. Evitando que a sua mente fique vagando, pensando no que você vai ter que fazer depois ou se deve parar de fazer algo para fazer outra coisa. Você se torna mais eficiente e mais produtivo porque mantém o foco.

Leia mais:

Como melhorar a imunidade?
Você alcança suas metas?
Como concretizar seus desejos em 2020?
Transição para um dieta vegetal 
Entenda como ganhar massa magra de forma correta e eficiente
Protocolos de desintoxicação são necessários?
Vida saudável: mente reprogramada 
Vamos falar um pouco sobre jejum?
Vida nova no novo ano
Exercício Físico no processo de desintoxicação
Seu corpo é sua morada, o que você tem feito para cuidar dele?

FB: @vivian.arruda.186
Insta: @viviarruda_