A bravura que vem de um coração forte

Michele Teixeira – Life Coach e Psicóloga

“A águia empurra gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu
coração maternal se acelera com as emoções conflitantes, ao mesmo tempo em
que ela sente a resistência dos filhotes aos seus persistentes cutucões: “Por
que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?”- ela pensou.
Como manda a tradição da espécie, o ninho estava localizado bem no alto de um pico rochoso, nas fendas protetoras de um dos lados dessa rocha.
Abaixo dele, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. “E se
justamente agora isto não funcionar?”, ela pensou.

Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão maternal estava prestes a se completar. Restava ainda uma tarefa final… o empurrão. A águia tomou-se da coragem que vinha de sua sabedoria interior. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio
que é nascer uma águia. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. E então, um a um, ela os precipitou para o abismo… e eles voaram!”
(trecho do livro – Qualidade começa em mim)

Quando li este trecho dentre muitas características que nos chama atenção, a coragem (da águia e dos filhotes) foi a que mais se destacou. Talvez por ser uma força pessoal que admiro muito nas pessoas…

Às vezes uma situação parece caótica e diante de uma adversidade, eis que nos surgem os recursos necessários para enfrentá-la, forças que muitas vezes nem imaginávamos que tínhamos. Você sabia que todos nós temos características pessoais que são consideradas nossos pontos mais fortes? São elas que nos fazem vencer determinado obstáculo sem que percamos a perspectiva de dias melhores e resultados positivos.

Elas são chamadas de forças pessoais. Essas forças são as partes positivas de nossa personalidade que afetam o modo como nós pensamos, sentimos e nos comportamos, e são as chaves para atingirmos o melhor de nós mesmos. E a CORAGEM é uma delas.

CORAGEM tem em sua etimologia o significado “a bravura que vem de um coração forte.” Esse conceito pode ser relacionado a várias expressões, como convicção e direcionamento da energia para fazer o certo, força moral ante o perigo, poder para resolução, ânimo, bravura, firmeza, ousadia, constância, perseverança, desembaraço e franqueza. Também está intimamente relacionada com autoestima e valores pessoais. Você se sente uma pessoa corajosa? Ser corajoso faz diferença no seu dia a dia?

 A sociedade nos impõe uma série de medos através de mensagens do dia a dia, dos meios de comunicação, das conversas em uma roda de amigos, nos desafios do trabalho, na busca por novos relacionamentos ou oportunidades. E quantas vezes colocamos nossa coragem a prova não?

Apesar do medo ela tomou-se de coragem…”Se você acredita que uma pessoa corajosa não sente medo, está totalmente enganado. Não busque a sua coragem na ousadia de não sentir medo de nada neste mundo, mas na sua capacidade de superar o que o aterroriza e é capaz de paralisá-lo.

Por isso, é muito importante o autoconhecimento e a clareza das forças que o rege. Não deixe a sua coragem guardada na gaveta (por menor que seja). Somente uma pessoa que é capaz de “olhar os seus medos de frente” e superá-los consegue atribuir mais sentido aos acontecimentos e a possibilidade de viver mais feliz.

Voe o mais alto que puder, boa semana!

Leia mais:

Se você pode sonhar você pode realizar!
Mês de junho, e aí?
O que cabe dentro de um abraço?
Ser mãe…
Você já ouviu falar sobre CNV?
Aprenda a lhe dar com as birras
Outono, nova estação, novos ciclos
Ser mulher!
Você acredita que a felicidade pode ser construída através da hábitos?
O quanto você se conhece?

 

16 99607 3517

FB